V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

TENDÊNCIAS SOBRE O USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS POR PESQUISADORES QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

Matheus Rodrigues da Silva¹, Gustavo Iachel²
¹Universidade Estadual de Londrina, Matheus_rodrigues77@hotmail.com
²Universidade Estadual de Londrina, Iachel@uel.br

Resumo: Com o aumento no número de pesquisas no campo da Formação de Professores, surge possibilidade de investigação sobre os referenciais teóricos utilizados pelos pesquisadores, para o fim de averiguar se tais pesquisas não decorrem sobre possíveis prescrições vazias. Ao aceitarmos como corpo de dados os artigos publicados na Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, fomos capazes de realizar a análise de conteúdo, com inspiração nos pressupostos apresentados por Lawrence Bardin. Notou-se então, a partir da análise desses artigos, que os trabalhos escritos pelos próprios pesquisadores da área da Educação em Astronomia surgem para substituir os principais referenciais teóricos da pesquisa em Educação. Visto que tais publicações utilizadas como aporte teórico se encontram fortemente fundamentadas, não podemos afirmar que seus desdobramentos apresentem-se como prescrições vazias. Conclui-se então que, mesmo com o significativo número de trabalhos na área, são necessários mais estudos e um aprofundamento crescente que busque: diminuir as carências na Formação de Professores e afastar pesquisadores de “solo teórico instável”.

Palavras-chave: Formação de Professores; Prescrições Vazias; Análise de Referencial Teórico.

Trabalho Completo