V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O ENSINO DO TEMA “UNIVERSO, TERRA E VIDA” NO DISCURSO DO PROFESSOR JOSÉ

Nathan Moreira Ulloffo¹, Fernanda Cátia Bozelli²
¹Licenciado em Física. Mestre em Educação para a Ciência. Professor da Educação Básica, nathan_moreira@hotmail.com.br
²Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Engenharia/Departamento de Física e Química, ferboz@dfq.feis.unesp.br

Resumo: Mesmo diante de muitos fatores que justificam o ensino de Astronomia, com o passar do tempo, percebe-se que a preocupação com o seu aparecimento nos currículos escolares da Educação Básica e na formação de professores ainda é incipiente. Ao mesmo tempo, os documentos oficiais federais e estaduais vem abordando seja por meio de orientações seja no próprio currículo conhecimentos dessa ciência. Nesse sentido, esta pesquisa teve por interesse investigar marcas do discurso oficial no discurso dos professores que lecionam a disciplina de Física no primeiro ano do Ensino Médio sobre o tema de Astronomia. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com um grupo de professores que lecionavam a disciplina de Física para turmas de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em escolas estaduais de uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo no segundo semestre do ano de 2017. Para fins de análise é abordado nesse trabalho a análise parcial da entrevista realizada com o professor José utilizando como referencial teórico-analítico a análise de discurso francesa divulgada no Brasil por Eni Orlandi. Os resultados mostram que é difícil concluir a existência de um discurso independente do professor, sem que tenha marcas do discurso oficial, uma vez que ele sofre diariamente a influência deste ao ter que responder aos mecanismos regulamentadores como avaliações, direções, diretorias, etc. No entanto, é possível ao mesmo tempo verificar que o professor se vê em uma situação complexa envolvido em situações que remetem a formação e ao mesmo tempo de discurso oficial, principalmente de cunho curricular, ao desenvolver sua prática docente.

Palavras-chave: formação de professores; ensino de Astronomia; análise de discurso; currículo do estado de São Paulo

Trabalho Completo