V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A VIVÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE ASTRONOMIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EXPERIÊNCIA DOCENTE

Matheus Vitor Portela Neves¹, Fernanda Cátia Bozelli²
¹UNESP Feis/Departamento de Física e Química, portela1918@hotmail.com
²UNESP Feis/Departamento de Física e Química, fernandaboz@gmail.com

Resumo: O presente trabalho tem suas bases em um relato de experiência de bolsistas do Programa PIBID ao atuarem como professor tendo que ensinar Astronomia. O relato procurou contemplar discussões que perpassem pela compreensão das dificuldades e das possibilidades de se trabalhar com o ensino de Astronomia por futuros professores que não tiveram formação nessa área de conhecimento. A experiência relatada fez parte das atividades do PIBID em uma escola estadual pública do município de Ilha Solteira, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio durante o planejamento e execução de uma sequência de quatro horas-aula contemplando o conteúdo de Astronomia. O relato trazido aqui provavelmente não aborda nada de novo do que já vêm sendo discutido nas pesquisas, mas vem corroborar essas discussões e reforçar a necessidade de se pensar o ensino de Astronomia e o que advém com isso seja no âmbito da formação docente, do espaço lócus prioritário de aprendizagem e discussão do mesmo, das políticas públicas.

Palavras-chave: Ensino de Física; Astronomia; Formação inicial de professores de Física

Trabalho Completo