Resumo: O presente trabalho descreve a Formação Continuada em Astronomia Essencial (Langhi e Nardi 2010) realizada com 45 professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio Claro/SP em parceria com a Secretaria da Educação e o Instituto Federal de São Paulo. Utilizando uma metodologia de aplicação e análise de questionários focados em astronomia essencial, os autores verificaram a importância de se aplicar esta formação. A Astronomia é uma ciência multidisciplinar, interdisciplinar e motivadora na construção do conhecimento de alunos e professores, trata-se de uma oportunidade de visão global do saber, com seu laboratório ao ar livre e uso de materiais de baixos custos, com exigência do seu ensino nos documentos oficiais da educação brasileira nos ciclos fundamentais, os PCN e os PME, e a participação na OBA das escolas de Rio Claro/SP, motivaram a procura dos professores pela formação, que já conheciam o trabalho do primeiro autor em divulgação e ensino de astronomia através do Projeto de Extensão Escola dos Astros, da UNESP Campus Rio Claro/SP, desta forma, podendo ser a oportunidade do professor trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula com um conteúdo baseado em Astronomia Essencial. Assim, com este trabalho, foi dado um passo a mais no fortalecimento da astronomia docente nos saberes disciplinares, minimizando, mas não sanando, a problemática da falta de conhecimento em sala de aula ao lecionar este importante tema. Palavras-chave: Educação em Astronomia; Astronomia Essencial; Formação de Professores.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL: ANÁLISES PRELIMINARES
Fabrizzio Carlos Anunciato Montezzo¹, Rodolfo Langhi²
¹UNESP Campus Rio Claro/IGCE/Física, fabrizzioastronomia@gmail.com
²UNESP Bauru/Departamento de Física, rlanghi@fc.unesp.br