Resumo: Este estudo busca discutir elementos da observação do céu, do entorno e de atividades com modelos explicativos ligados à Astronomia e suas implicações para o ensino, em uma experiência didática cooperativa entre Brasil e Itália. A metodologia utilizada permitiu a obtenção dos dados, a partir dos registros advindos da aplicação de atividades de ensino e depoimentos de um grupo de professores da Educação Básica, da rede pública de ensino do município de Bauru, São Paulo (SP), participantes de um curso de formação de professores, intitulado: “O Diário do Céu – Introdução à Astronomia para Professores da Educação Básica”, a partir de um material didático-pedagógico, no formato de um diário escolar astronômico, originalmente elaborado para a realidade de Roma, Itália, Hemisfério Norte, e adaptado para Bauru, Hemisfério Sul. Os dados obtidos, após a fase de análise, apontam, dentre os resultados, indícios de que os professores mostraram-se favoráveis à proposta, aprovando o uso do diário astronômico, por oferecer-lhes momentos de reflexão sobre o que sabem a respeito dos conteúdos trabalhados, o que aprenderam durante o curso e a viabilidade de uma incorporação dos aspectos e conteúdos discutidos à sua prática cotidiana, podendo ser entendido como viável e relevante para potencializar e possibilitar o ensino de conceitos da Astronomia no ensino básico. Palavras-chave: Educação em Astronomia; Ensino de Astronomia; Formação de Professor; Diário do Céu.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
DIÁRIO DO CÉU: UM ESTUDO COOPERATIVO ENTRE BRASIL E ITÁLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Telma Cristina Dias Fernandes¹, Roberto Nardi², Nicoletta Lanciano³
¹ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, telma@fc.unesp.br
² Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, nardi@fc.unesp.br
³ Università La Sapienza – Roma–Itália / Dipartimento di Matematica, nicoletta.lanciano@uniroma1.it