V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ABORDAGEM DE TEMAS ASTRONÔMICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Fábio Matos Rodrigues¹, Agatha Santana², Rodolfo Langhi³, Viviane Briccia4
¹Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pósgraduação em Educação para as Ciências, rodriguesfm.unesp@gmail.com
²Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pósgraduação em Educação para as Ciências, agatha.santana@yahoo.com.br
³Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pósgraduação em Educação para as Ciências, rlanghi@fc.unesp.br
4Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação, vivianebriccia@gmail.com

Resumo: Apresentamos nesse trabalho, uma discussão acerca dos aspectos similares baseados na comparação entre as análises das discussões de dois grupos distintos de professores do Ensino Fundamental, um localizado em Itabuna – BA e outro Bauru – SP. Para tanto, fundamentamos nossas discussões nos pressupostos teóricos da Formação de Professores na busca da construção do próprio conhecimento. Balizada pelos parâmetros circunscritos pela abordagem qualitativa nessa pesquisa, utilizamos conjunto de técnicas da análise de conteúdo e que baseado nas falas dos colaboradores dos dois grupos, levou-nos a elencar e discutir os seguintes indicadores: formação inicial precária sobre a temática Astronomia; abordagem dos temas da Astronomia por meio de fontes de consulta; motivação para mudança de cenário educacional e refletindo sobre a prática para uma mudança metodológica. Tais indicadores mostraram-se essenciais para uma relação produtiva entre instituições envolvidas para a atuação e reflexão de temas de Astronomia no trabalho docente tornando-o mais significativo, além poder ser replicável em outros contextos, grupo de estudo e na elaboração de material para a formação de professores em serviço.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Formação em Serviço; Abordagem Docente.

Trabalho Completo