V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A ASTRONOMIA PRESENTE NUMA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Jayne Mateus Balestra¹, Daniel Trevisan Sanzovo²
¹Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/Licenciatura em Ciências Biológicas/jaynemateus@gmail.com
²Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/Colegiado de Matemática/dsanzovo@uenp.edu.br

Resumo: Este trabalho teve como foco a Astronomia no Ensino de Ciências e teve como objetivo verificar quais as práticas pedagógicas os professores de ciências do Ensino Fundamental adotam com relação aos conteúdos de Astronomia, da mesma forma, averiguar se possuem curso de complementação em Astronomia e se tiveram contato com seus conteúdos nas suas formações universitárias, assim como, analisar se esses professores possuem conhecimento e utilizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na preparação de suas aulas. A fundamentação do trabalho foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo foi utilizada para a coleta de dados através de questionário e entrevista. Percebeu-se que apesar de trabalharem os conteúdos de Astronomia, eles são abordados de forma superficial, destacou-se também que os professores não utilizam os PCN de forma direta, e que não tiveram contato suficiente com a Astronomia em sua formação acadêmica, mas que procuraram uma complementação do Ensino de Astronomia.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Professores; Ensino Fundamental; Parâmetros Curriculares Nacionais.

Trabalho Completo