V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O ENSINO DE TEMAS ASTRONÔMICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM PANORAMA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENFRENTADOS PELA PESQUISA

Fábio Matos Rodrigues¹, Rodolfo Langhi², Eder Pires de Camargo³
¹Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rodriguesfm.unesp@gmail.com
²Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rlanghi@fc.unesp.br
³Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Ilha Solteira, camargoep@dfq.feis.unesp.br

Resumo: Apresentamos neste trabalho um levantamento bibliográfico de teses, dissertações, artigos publicados em revista especializada e nos Simpósios Nacionais de Educação em Astronomia, perspectivas acerca do ensino de Astronomia para estudantes com deficiência visual. Para tanto utilizamos recursos disponíveis como as plataformas com banco de dados com a temática de interesse e as atas dos eventos que se encontram disponíveis. Considerando este levantamento características essenciais para a construção do corpus para nossa análise, nos orientamos metodologicamente pelos parâmetros utilizados na análise de conteúdo e assim obtemos duas características importantes dos trabalhos encontrados. Os resultados apresentam a carência da área de Educação em Astronomia no desenvolvimento de pesquisas que contemplem também a Educação Inclusiva no contexto da deficiência visual, uma vez que existem trabalhos anteriores que já sinalizavam tal carência, porém o quadro sobre essa temática não tenha sido consideravelmente alterado.

Palavras-chave: Levantamento Bibliográfico; Educação em Astronomia; Deficiência Visual.

Trabalho Completo