V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ESTADO DA ARTE: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ENSINO DE ASTRONOMIA (2007-2017)

 Jéssica Penteado Machado¹, Guilherme Frederico Marranghello², Clara Zeni Camargo Dornelles³
¹Universidade Federal do Pampa, Bagé – RS, jessicamachado130@gmail.com
²Universidade Federal do Pampa, Bagé – RS, gfmarranghello@gmail.com
³Universidade Federal do Pampa, Bagé – RS, claradornelles@gmail.com

Resumo: Realizamos um levantamento e análise de como estão sendo produzidos trabalhos que envolvam a temática de pesquisa “História em Quadrinhos e ensino de astronomia”, buscando conhecer a contribuição destes para a prática pedagógica. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o conhecimento já elaborado sobre a temática de pesquisa a partir de dissertações de mestrado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e seminários, selecionando-os no intervalo de 10 (dez) anos, entre o período de 2007 (dois mil e sete) e 2017 (dois mil e dezessete). Os nossos objetivos específicos são: identificar e organizar os trabalhos referentes à temática pesquisada, além de analisar e levantar os aspectos importantes destas produções. Em relação à inserção das HQs no contexto dos anos iniciais do EF com o tema Astronomia, percebe-se que esta temática ainda é pouco explorada. Em todos os trabalhos estudados os quadrinhos apresentam um forte caráter enquanto ferramenta pedagógica, podendo ser um grande aliado ao ensino, possibilitando que os alunos tenham contato com arte, leitura e comunicação.

Palavras-chave: Estado da Arte; Histórias em Quadrinhos; Ensino de Astronomia.

Trabalho Completo