Resumo: O presente trabalho é um relato sobre a elaboração de um recurso didático para o ensino das estações do ano. O tema, embora esteja presente em livros didáticos e com diversos estudos apresentados na literatura, ainda gera muitas dúvidas, questionamentos e falsas interpretações da real ciência que o envolve. Há concepções alternativas disseminadas não só entre alunos como também por professores da educação básica. A que mais encontramos é a de que as estações do ano ocorrem devido à trajetória elíptica da Terra em relação ao Sol, em que nosso planeta ora fica mais próximo, ora mais afastado do Sol. Motivados por essas dificuldades, propomos a construção de um globo terrestre capaz de simular as estações do ano em pequena escala utilizando a Plataforma Arduino juntamente com sensores LDRs (sensor passivo que varia sua resistência de acordo com a luz que incide sobre ele). O globo, construído em isopor, é fixado em uma haste metálica com o ângulo de 23,5° em relação ao plano onde se encontra uma luminária que simula o Sol. Ao posicionarmos o globo nas posições dos solstícios e dos equinócios, cada um dos quatros sensores localizados em pontos que coincidem com o Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, linha do equador e sobre a cidade de Bagé/RS, capta uma quantidade de luz mostrando qual parte do planeta há mais incidência de luz em determinada época do ano. Os dados são mostrados numérica ou graficamente na tela do computador e os alunos podem mover o globo em várias posições identificando em quais lugares é inverno, verão, primavera ou outono de acordo com os valores em cada sensor. Os conhecimentos técnicos de programação e montagem são de fácil elaboração para quem já trabalha com o Arduino e os recursos utilizados na construção do globo são de baixo custo. Palavras-chave: Estações do Ano; Plataforma Arduino; TICs na Astronomia.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
USO DA PLATAFORMA ARDUINO
NO ENSINO DAS ESTAÇÕES DO ANOJanuário Dias Ribeiro1, Cecília Petinga Irala2,
Guilherme Frederico Marranghello 3 1 UNIPAMPA – Campus Bagé, januarioribeiro@unipampa.edu.br
2 UNIPAMPA – Campus Bagé, cecilia.irala@gmail.com
3 UNIPAMPA – Campus, gfmarranghello@gmail.com