V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

RELÓGIOS DE SOL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PROTOTIPAGEM

Jorge Luis Da Costa Lopes¹, Germano Pinto Guedes², Marildo Geraldête Pereira³
¹Colégio Estadual Alaor Coutinho, jorgeluislopes@hotmail.com
²Departamento de Física/UEFS, germano.uefs@gmail.com
³Departamento de Física/UEFS, marildogp@gmail.com

Resumo: Este estudo apresenta uma tentativa de contribuir na redução das dificuldades dos estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho – CEAC, localizado em Praia do Forte, município de Mata de São João – Bahia, em adquirir pleno domínio dos conteúdos relacionados à Geometria e Trigonometria. Foi realizado durante os Anos Letivos de 2016 e 2017, onde por meio de análise diagnóstica, ficaram constatadas estas dificuldades. A intervenção intitulada: Relógios de Sol nas aulas de Matemática: construção do conhecimento através da prototipagem apresentada ao final do Mestrado Profissional em Astronomia, na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Foi realizada com um Grupo de Tratamento (2ª Ano B) em relação a um grupo de Controle (2º Ano C) e abordou esta tentativa não somente de reverter tais dificuldades dos estudantes, mas também de facilitar a aprendizagem dos assuntos existentes na grade curricular, por meio da utilização de conhecimentos básicos de Astronomia relacionados à montagem e utilização de relógios de Sol, com o emprego de conceitos de Geografia em relação às Coordenadas Geográficas e os principais movimentos da Terra, que estiveram presentes nas atividades com estes estudantes do Ensino Médio, tais como: aulas e oficinas para a construção e o posicionamento de Relógios de Sol. As diferenças observadas através da comparação dos resultados médios obtidos pelos dois grupos demonstraram que, o ensino de matemática quando realizado com o apoio de atividades práticas (prototipagem), proporciona maior aprendizagem ao educando, em conformidade com os dados estatísticos coletados ao final do processo.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Relógios de Sol; Trigonometria; Geometria.

Trabalho Completo