Resumo: Na aplicação de uma sequência didática denominada “Nossa Posição no Universo” com 40 alunos de uma escola da rede pública estadual do Espírito Santo, foi verificada, mediante a análise dos dados do questionário inicial, a total falta de dimensionamento do Sistema Solar. Os estudos na área da Educação em Astronomia indicam um realismo ingênuo, um conhecimento fragmentado e puramente livresco observado tanto nos alunos, quanto nos professores da Educação Básica. A aplicação dessa sequência didática fez parte de uma disciplina eletiva denominada “O Céu, nossa janela para o Universo”, que tem como objetivo principal o ensino de Astronomia e incluiu a construção de um modelo do Sistema Solar em escala real de tamanhos e distâncias, utilizando material de baixo custo e realizada no pátio da escola. Inicialmente os alunos confeccionavam seus sistemas solares em grupos de, no máximo, 5 estudantes, utilizando seus conhecimentos prévios. Após a execução desse primeiro momento, um debate foi realizado. As dimensões reais de tamanho e distâncias foram apresentadas. Observou-se que os alunos tinham certa noção de tamanho, mas não sabiam compará-los. Na segunda etapa da atividade, tomando o Sol como uma esfera de isopor de 20 cm, retornamos ao pátio e construímos o Sistema Solar em escala real de tamanhos e distâncias. Ao comparar o sistema real (montado em escala real) com os sistemas baseados em seus conhecimentos prévios, os alunos puderam observar as quão equivocadas estavam as suas concepções iniciais. O próximo passo foi um debate da atividade e uma apresentação à comunidade escolar. Em especial durante a apresentação à comunidade, foi possível perceber uma grande mudança e evolução nas concepções dos estudantes com relação às dimensões do Sistema Solar. Palavras-chave: Sistema Solar, Ensino de Astronomia, Instrumentação de Ensino, Atividade de Astronomia.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DE CONFECÇÃO DO SISTEMA SOLAR EM ESCALA REAL DE DISTÂNCIAS E TAMANHOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Thiago Pereira da Siva¹, Sérgio Mascarello Bisch²
¹Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Maura Abaurre, thiagopereiradasilva@yahoo.com.br
²Universidade Federal d Espírito Santo, sergiobisch@gmail.com