V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE DO SISTEMA SOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BAGÉ

Omar Guilhano da Rosa Soares¹, Jeneffer de Castro Branco², Janine Heckler da Cunha³, Guilherme Frederico Marranghello4
¹ Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul / Mestrando PPGEC Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, omarguilhano2@gmail.com
² Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul / Mestranda PPGEC Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, jenefferdecastro@gmail.com
³ Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul/ Mestranda PPGEC Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, janineheckler@gmail.com
4Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul/ Orientador PPGEC Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, gfmarranghello@gmail.com

Resumo: A Astronomia atrai a atenção e desperta à curiosidade das pessoas, independente de possuírem ou não conhecimentos científicos. Porém o assunto que trata sobre o Universo e suas dimensões nem sempre é claro para todas as pessoas. A dificuldade dos alunos em entender este tema é grande. Desta forma surgiu o questionamento: de como fazer os alunos do ensino fundamental dos anos finais, na modalidade EJA, compreenderem o tamanho dos astros do Sistema Solar e as distâncias entre eles, de modo simples e com os recursos disponíveis na escola? Após as aulas com o programa Stellarium, foi realizada uma oficina onde foram utilizados os seguintes materiais: bolas de isopor, tinta aquarela, massa durepoxi, fio de náilon, tecido TNT, ganchos e cola quente. Para darmos uma visão concreta do tamanho dos planetas e do Sol, usamos uma tabela com o diâmetro do Sol e dos planetas, retirada da internet, e convertemos estes valores para uma escala na qual, os mesmos coubessem no teto do laboratório de ciências da escola. Depois de concluída as aulas de Astronomia e as oficinas de construção da maquete, os alunos presenciaram a gigantesca diferença de tamanho existente entre o Sol e os planetas. Com uma maquete em escala do Sistema Solar, os mesmos tomaram consciência da enorme diferença que existe entre os astros do nosso Sistema Solar. Esta é uma atividade que, uma vez feita, dificilmente é esquecida, já que a mesma vai ao encontro com a proposta de ensino da EJA, em que aulas em formas de oficina levam a um resultado bastante satisfatório, em um curto período de tempo e com baixo custo, pois o material foi encontrado facilmente.

Palavras-chave: Sistema Solar; Maquete; EJA.

Trabalho Completo