V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ANÁLISE DO CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE FENÔMENOS ASTRONÔMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Laura Menezes Eskasinki Dummer¹, Márcia Maria Lucchese², Guilherme Frederico Marranghello³
¹ Universidade Federal do Pampa, Bagé-RS, lmedummer@gmail.com
² Universidade Federal do Pampa, Bagé-RS, marcia.lucchese@unipampa.edu.br
³Universidade Federal do Pampa, Bagé-RS, guilherme.marranghello@unipampa.edu.br

Resumo: O ensino de ciências na educação infantil conforme ARCE, et al (2011) desenvolve papel vital na formação da imaginação levando ao processo de criação tendo grande importância no processo pelo qual a criança passa de descobrir-se e descobrir o mundo ao seu redor. Baseado nesta afirmação foi desenvolvida uma pesquisa relacionada ao tema, com a turma de pré-escola de nível I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, no município de Bagé, Rio Grande do Sul – Brasil. O trabalho teve por objetivo traduzir e analisar a pesquisa realizada pelos autores Hüseyin Küçüközer e Ayberk Bostan em turmas de jardim de infância da Turquia, com crianças na faixa etária de 6 anos, a qual buscava verificar a percepção dos alunos em relação aos ciclos de dia-noite, estações do ano e das fases da Lua. A partir daí partiu-se para uma aplicação semelhante com os alunos do Brasil, em uma turma de pré-escola de nível I da educação infantil, com crianças na faixa etária de 4 anos, traçando o perfil dos resultados aqui obtidos em conjunto com os daquele país. Os dados foram coletados usando um semiprotocolo de entrevista individual estruturado. O resultado comparativo mostrou que as crianças da Turquia, embora apresentassem equívocos, apresentaram respostas para todos os questionamentos e instigações, enquanto que no Brasil, mostraram-se abstensivas a maioria dos questionamentos ou responderam equivocadamente, não demonstrando conhecimento prévio em relação a todos os ciclos da natureza trabalhados.

Palavras-chave: Educação Infantil; dia-noite; fases da Lua; estações do ano.

Trabalho Completo