CHARADAS DO SISTEMA SOLAR: UM JOGO DE TABULEIRO Ricardo Francisco Pereira1 1 Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Física, ricardoastronomo@gmail.com Resumo: Muitos problemas atrapalham uma abordagem dos conteúdos de Astronomia nas escolas e destacamos a falta de recursos para a sala de aula. Visando esse problema, acreditamos que uma abordagem lúdica a partir de jogos é um caminho a ser explorado para a produção de recursos para a sala de aula (ambiente formal) e fora dela (ambiente informal), pois apresentam grande potencial para despertar o interesse pelos conteúdos ao abordá-los dentro de um ambiente propício a uma melhor aprendizagem. Aproveitando esse tipo de motivação e um ambiente diferenciado, produzimos o jogo de tabuleiro “Charadas do Sistema Solar”. O mesmo utiliza charadas para abordar as características principais do Sistema Solar e dos objetos celestes que o compõem. No ano de 2017, realizamos vários testes para o desenvolvimento do jogo com um público variado, desde alunos do Ensino Fundamental, de graduação em Física e professores de Física e Ciências, mas foi em uma oficina ministrada no 14º Encontro Paranaense de Astronomia (evento de Astronomia amadora) realizado no segundo semestre 2017, que coletamos os dados junto aos participantes por meio de diário de campo. Durante a implementação da proposta, discutimos vários aspectos do jogo e de seu potencial para o ensino e divulgação de Astronomia. A análise dos dados coletados evidenciou que o jogo consegue cumprir seu principal objetivo de ajudar no ensino e divulgação, criando um ambiente mais favorável para que isso aconteça. O uso de charadas foi outro destaque para os participantes, pois na opinião deles, quebra a sequência lógica tradicional da forma com que as pessoas geralmente aprendem nas escolas. Palavras-chave: Jogos; Lúdico; Astronomia; Sistema Solar.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA