Autores: Sandra Moura Dias (UFF-RJ/SEEDUC-RJ) Palavras-Chave: Ensino de Astronomia, Atividades Lúdicas, Ensino em Ambiente de privação de liberdade. Neste trabalho apresentamos o relato de uma proposta de ensino de astronomia desenvolvido em Colégio Estadual na cidade do Rio de Janeiro, situado em unidade prisional, onde alunos privados da liberdade do Ensino Fundamental e Médio, aprendem conceitos de astronomia, estudam, pesquisam, o que veio instigando a curiosidade desses alunos, estimulando a busca por informações e conhecimentos. A reorientação curricular 2005 da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro segunda versão, Livro II, ciência da natureza e matemática, com relação ao papel das ciências, orienta o professor a aproveitar a curiosidade dos alunos, despertando o interesse por ciência, incentivando o questionamento sobre o que ouvem ou leem na mídia, um processo que se inicia no Ensino Fundamental e se prolonga pela vida toda, as ciências contribuem para a compreenção da realidade que nos cerca; com o nosso trabalho podemos inserir o estudo da astronomia desenvolvendo um trabalho em sala de aula. Conteúdos de astronomia puderam ser desenvolvidos com entrosamento do professor e dos alunos que construiram conhecimentos a partir de aulas teórica e oficinas, com a leitura de livros e revistas, vídeos, e o uso do stellarium. Os alunos realizaram uma exposição e a apresentação de todos os trabalhos, que foram realizados e motivados pelos saberes da astronomia, tais como maquetes, cartazes, confecção de murais, poemas, dramatizações e músicas. O trabalho levou de fato a uma transformação em todos os envolvidos, tanto para os que participaram do grupo de trabalho como para os que foram expectadores das exposições e apresentações, despertou um maior interesse pelo conhecimento em astronomia nos alunos do colégio, em geral.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
Proposta de ensino de astronomia em unidade prisional na cidade do Rio de Janeiro (TCP96)