Autores: Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Educação, UNESP, campus Bauru), Roberto Nardi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Educação, UNESP, campus Bauru) Palavras-Chave: Educação em Astronomia; discurso do sujeito coletivo; análise do discurso; justificativas para o ensino da Astronomia. Este trabalho apresenta uma análise qualitativa de uma amostra de artigos publicados em revistas científicas brasileiras da área de ensino de Ciências e Matemática, os quais expressam discursos dos pesquisadores em relação ao ensino da Astronomia. Dentro do universo analítico, procuramos excertos discursivos específicos sobre as justificativas para o ensino deste tema, os quais formaram a base para a produção de um Discurso do Sujeito Coletivo, cuja identidade é representada socialmente pelo conjunto dos pesquisadores autores. Estabelecendo articulações com a Análise do Discurso, os procedimentos do Discurso do Sujeito Coletivo mostraram-se como um importante instrumento metodológico para se responder à questão central deste estudo: o que o pesquisador brasileiro afirma como justificativas para o ensino da Astronomia? Os resultados apontam para a retomada de reflexões sobre a importância da abordagem de temas como a Astronomia na educação formal e não formal, catalisando articulações inovadoras do trabalho docente.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES BRASILEIROS? (TCP94)