III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM DEFICIENTES VISUAIS (TCP90)

Autores:

Iohanna Elizabeth Beckers(Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Anderson Giovani Trogello(Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Josefa Lídia Costa Pereira(Universidade Federal de Santa Maria)

Palavras-Chave:

Deficiente Visual; Ensino de Astronomia; Modelos didáticos.

A avaliação bibliográfica é um importante processo na produção acadêmica por fomentar o reconhecimento do que foi produzido e propiciar a delimitação de futuras investigações. Neste sentido, a presente pesquisa avaliou os trabalhos publicados em periódicos brasileiros, vinculados à base Scielo (2012) (ou seja, disponíveis online) e das áreas de Educação e Ensino (A1, A2, B1 e B2) em relação a artigos que abordem a utilização de modelos didáticos no ensino e educação em Astronomia com alunos deficientes visuais. Após a seleção dos artigos, considerando o titulo, resumo e palavras chaves (MANZINI, 2003), o corpo de análise ficou composto por 83 (oitenta e três) textos. Da análise destes, apenas três trabalhos abordavam a temática dos materiais didáticos com alunos deficientes visuais em relação ao ensino de conceitos de Astronomia. Tais apontamentos sugerem a necessidade de novas incursões com estas ferramentas nos diversos conteúdos relacionados a Astronomia, já que muitos este público necessita de assimilações dos fenômenos celestes que extrapolem o apenas verbal.