III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

OFICINAS DE ASTRONOMIA CULTURAL E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO SUL DA BAHIA (TCP89)

Autores:

Leandro Kerber(Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas), Jules Batista Soares(Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas), Flavia Cristina de Mello(Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas)

Palavras-Chave:

Astronomia Cultural; Abordagem Antropológica; Educação Intercultural; Pluralismo Epistemológico.

Apresentamos um relato de experiência sobre uma série de oficinas de Astronomia Cultural e Educação Intercultural realizadas na região Sul da Bahia, especificamente no eixo Ilhéus-Itabuna. Contrariando as abordagens tradicionais que apostam na transmissão exaustiva de conteúdo, procuramos desenvolver atividades segundo a abordagem antropológica sugerida em Jafelice (2010), cujo enfoque valoriza os aspectos vivenciais e simbólicos da relação do ser humano com o céu, a pluralidade epistemológica e o saber holístico. Estas oficinas tiveram como público alvo professores e alunos de educação básica da região, inclusive aqueles pertencentes a escolas indígenas em localidades onde há conflito pela terra. Conteúdos envolvendo observação do céu noturno e diurno, constelações, fases da Lua, eclipses, estações do ano, calendários, orientação espacial e cosmologia, foram entrelaçados de forma transdisciplinar com discussões sobre a construção cultural do céu, mitos cosmogônicos, alteridade, separação sujeito-objeto, origem das festas de solstício e equinócio, conhecimentos tradicionais, história da astronomia, mitologia, etc. Com base na participação e no retorno dado pelos alunos, estamos confiantes de que tais iniciativas contribuem para o desenvolvimento de uma mentalidade de acolhimento da diversidade cultural, tão necessária localmente quanto globalmente.