III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

INTERFACE INTERATIVA BASEADA NA PLATAFORMA UNITY PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (TCP86)

Autores:

João Eduardo de Souza da Fonseca(Grupo de Astronomia M-104 – “Los Sombreros” Rio Claro – SP), Leonardo Borzani Rossi¹(), Mirian Castejon Molina(Grupo de Astronomia M-104 – “Los Sombreros” Rio Claro – SP)

Palavras-Chave:

Astronomia; Ensino Virtual; Sistema Solar

Com o advento da nossa tecnologia atual livre, podemos utilizá-la para o ensino e divulgação da Astronomia, como vem sendo feito em várias áreas das Ciências Naturais. A plataforma para jogos UNITY tem auxiliado muitos entusiastas a criarem interfaces interativas para a divulgação de Ciência e Tecnologia. Pensando nisso, resolvemos criar um projeto piloto para o ensino de Astronomia nas escolas de ensino fundamental II, com intuito de auxiliar o professor e o aluno a aprenderem conceitos básicos da Astronomia. Aqui apresentaremos a primeira parte da interface chamada Um Passeio Pelo Universo, onde o primeiro módulo explora o Sistema Solar Interior e Exterior na forma de perguntas e respostas, para induzir o aluno ao aprendizado de busca de conhecimento por meio de internet, livros, etc., mostrando que o estudo direcionado é tão efetivo quanto as aulas expositivas no quesito de aprendizado básico, pois é motivado pela visualização direta dos objetos questionados. A partir disso, criamos um pequeno roteiro onde partimos da Terra, com um pouco da exploração espacial e passamos pelo Sol, em seguida os planetas em ordem crescente de sua distância ao Sol, trazendo à tona suas principais características e curiosidades, como seus principais satélites naturais, seus tamanhos e alguns elementos orbitais médios. Pretendemos testar essa interface piloto em escolas da rede pública de Rio Claro e região, através de atividades propostas fora da sala de aula durante o segundo semestre de 2014, para avaliarmos a aceitação de recursos multimídias interativos pelos alunos e professores. Caso venha a ser positivo, continuaremos a confecção dos outros módulos, afim de futuramente disponibilizá-los como material de apoio aos professores da rede de Ensino Básico de todo o Brasil.