Autores: Ariane Braga Oliveira(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Alberto Dario Moreau(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Vicente Pereira de Barros(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Itapetininga), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli(Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias/Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação/Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Palavras-Chave: ensino de astronomia; formação continuada de professores. Geralmente os professores que lecionam as disciplinas que contêm conteúdos relacionados Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
O RELATO DE UM CURSO INTRODUTÓRIO EM ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO DE ITAPETININGA (TCP81)
à Astronomia no Ensino Fundamental (Ciências e Geografia) não tiveram, em suas
formações, estudos destes conteúdos. Isso faz com que, por vezes, esses professores
sintam-se desconfortáveis e o ensino destes tópicos não seja trabalhado a contento.
Visando contribuir com a formação dos professores para o ensino de Astronomia, vinculados
à rede pública de Itapetininga, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Astronomia do IFSP
ofereceu, no segundo semestre de 2013, um curso de extensão. A estrutura, o planejamento
e os resultados deste curso são apresentados neste trabalho.