Autores: Tairine L. D. Machado(UFMS/ Instituto de Física/mestranda do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências) e Hamilton P. S. Corrêa(UFMS/ Instituto de Física/docente do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências) Palavras-Chave: Ensino de Astronomia; Física; Aprendizagem Significativa. Ao lançar um olhar crítico para o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul (RCMS), Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
NASCIMENTO DAS ESTRELAS: UMA ESTRATÉGIA PARA ABORDAGEM DO CONCEITO DE GRAVITAÇÃO (TCP78)
observam-se apenas dois conceitos físicos com orientações diretas para abordagens
astronômicas, Gravitação Universal e Buracos Negros, sendo eleito o primeiro para o
desenvolvimento do trabalho. Este apresenta um roteiro de atividades com o tema
“Nascimento das Estrelas”, visando contribuir para o ensino de Astronomia associado ao
conceito de gravitação no ensino médio, tendo com suporte a teoria da aprendizagem
significativa de David Ausubel. O material apresentado esta em fase teste e será
desenvolvido com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, de uma escola da rede
estadual do Mato Grosso do Sul. Espera-se que o material apresentado forneça aos
professores do ensino médio subsídios para trabalhar conteúdos ligados à gravitação
universal associados a conceitos de termodinâmica e fusão nuclear. Espera-se que o roteiro
possibilite que os alunos vejam os conceitos de gravitação numa abordagem diferenciada,
além de contribuir com inovações das práticas pedagógicas e metodologias de abordagem
em sala de aula.