III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UM JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (TCP76)

Autores:

Ricardo Francisco Pereira(Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Física), Michel Corci Batista(Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão/Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Ensino Fundamental I; Ensino de Astronomia; Recurso Metodológico.

Os conteúdos de Astronomia estão presentes na disciplina de Ciências, conforme indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica em Ciências do Estado do Paraná de 2008 no entanto, pesquisas indicam que a formação inicial dos professores que lecionam a disciplina Ciências no Ensino Fundamental é insuficiente. Dessa forma, o livro didático tornou-se o principal recurso utilizado pelos professores em sala de aula. Partindo dessa constatação, o objetivo deste trabalho, alicerçado nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, foi o de investigar conceitos de Astronomia básica em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental I visando a produção de um recurso metodológico que possa auxiliar os professores de Ciências. Buscamos caracterizar quais os conteúdos de Astronomia abordados e de que forma são apresentados. Após a análise, concluímos que essas coleções abordam os conteúdos de maneira superficial e na maior parte como simples informação ou curiosidade. A partir desse resultado, produzimos um jogo de Astronomia como recurso metodológico, para que esse conteúdo possa ser apresentado aos alunos de uma forma lúdica. O jogo já foi produzido e a próxima etapa da pesquisa é a aplicação com os alunos para avaliar os resultados e posteriores alterações no jogo produzido visando melhorar o recurso produzido.