Autores: Mônica Sayuri Kitagawa(C.E.E.C; Colégio Pedro II), Sandro Soares Fernandes(Colégio Pedro II, UFRJ – IF) Palavras-Chave: Astronomia; Ensino de Astronomia; Física; Ensino de Física. Assuntos relacionados à Astronomia, Cosmologia e Astrofísica sempre fascinam os alunos, e infelizmente tem sido pouco abordado em sala, pelos professores de Física e também não tem sido um tema privilegiado nos nossos livros didáticos. Acreditamos que o tema merece maior destaque e estamos utilizando esses assuntos como elementos motivadores e contextualizadores para o ensino de Gravitação, termologia e óptica. Nossa proposta está em andamento desde o início deste ano e através de um levantamento diagnóstico, envolvendo questões objetivas e discursivas, verificando os conceitos prévios que os alunos possuíam sobre situações envolvendo as características e estruturas dos astros do Sistema Solar. Algumas destas questões estavam relacionadas com os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala por nós e assim podemos mostrar que estes temas possuíam aplicações em escalas que eles não imaginavam, mostrando um alcance maior das leis da Física que aprendem na escola. A atividade está sendo aplicada em turmas do primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II. Os resultados serão analisados posteriormente e realizaremos reflexões tanto sobre os conceitos prévios que os alunos possuem sobre o funcionamento do sistema solar quanto aos problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros que cometeram. Os resultados serão publicados em trabalhos futuros.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
UTILIZANDO O ENSINO DE ASTRONOMIA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O ESTUDO DAS LEIS FUNDAMENTAIS DA ÓTICA E DA TERMOLOGIA (TCP73)