Autores: Fernando Custodio Cerqueira Campos(Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Adhimar Flávio Oliveira(Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), João Ricardo Neves da Silva(Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Agenor Pina da Silva(Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química), Newton de Figueiredo Filho(Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química) Palavras-Chave: Aprendizagem significativa; Ensino de Física; Jogos em educação Neste trabalho se apresenta a descrição e análise de um jogo virtual desenvolvido para a Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
O GUIA DO FÍSICO DAS GALÁXIAS: UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA (TCP67)
interação de estudantes com conteúdos de astronomia e astrofísica nas disciplinas
de Física. O jogo, intitulado “O Guia do Físico das Galáxias”, tanto sua construção quanto
sua análise são pautadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de modo que a
interação com os conceitos físicos aconteça de uma forma potencialmente significativa.
Neste texto é dada maior ênfase ao processo de elaboração e à descrição do jogo virtual
como um objeto de aprendizagem de física e à análise de um teste piloto realizado com
estudantes de licenciatura em física. Os primeiros testes mostram como o material
educacional desenvolvido pode ser analisado na perspectiva da teoria da aprendizagem
significativa, principalmente no que se refere à explicitação de subsunçores e
possibilidade de facilitar as ligações conceituais.