III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS FASES DA LUA (TCP64)

Autores:

Daiana Pellenz(Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Renato Del Mese), Odilon Giovannini(Universidade de Caxias do Sul, CCET)

Palavras-Chave:

astronomia; aprendizagem significativa; unidade de ensino potencialmente significativa.

Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino das fases da Lua, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. Partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, propõe-se uma sequência de atividades como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). São sugeridas atividades, baseada na experiência desenvolvida com estudantes do sexto ano da rede estadual do Rio Grande do Sul. Um dos principais elementos estratégicos utilizados durante a execução desta proposta foi iniciar as abordagens pela identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, retomando conceitos astronômicos abordados no ensino fundamental. A partir de conhecimentos prévios como a existência de quatro diferentes fases da Lua, as atividades foram sendo desenvolvidas.  Durante a realização da sequência de atividades, como o registro das observações da forma da Lua durante um mês inteiro, observou-se nos estudantes, através de uma análise qualitativa, uma compreensão na explicação da ocorrência das fases da Lua. Esta compreensão também foi visível em dados coletados com um questionário que abordou questões relacionadas ao assunto; os resultados quantitativos mostram que houve um aumento de 21% no número de estudantes que responderam corretamente às questões após a realização das atividades propostas pela UEPS. Conclui-se, portanto, que o estudo das fases da Lua a partir de uma sequência didática seguindo as etapas de uma UEPS produziu, em certo grau, uma aprendizagem significativa.