Autores: Joéslei Lopes de Oliveira(Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Mestrando. Francisco Petrônio de Oliveira e Silva(Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Maria Girlândia de Sousa(Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos), Clemilton da Silva Oliveira(Instituto Federal do Piauí-IFPI – Campus Picos) Palavras-Chave: Astronomia; Ensino de Física; Proporção dos astros. Embora a Astronomia seja uma das ciências mais antigas da humanidade e muitos dos Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL SOBRE AS DIMENSÕES DOS ASTROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (TCP6)
conceitos astronômicos serem populares, observa-se que uma parcela significativa dos
estudantes encontra-se à margem dessas informações. O presente trabalho visa analisar o
nível de conhecimento básico dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de ciência e
tecnologia do Piauí do campo de Picos quanto aos fenômenos astronômicos que os rodeiam
perante as suas perspectivas e compará-los como realmente se apresentam no universo.
Para tanto foi elaborado um formulário constando de questões de múltipla escolha, aplicado
no primeiro ano do ensino médio juntamente com a apresentação aos alunos da noção, da
real proporção dos astros celestes. Em um espaço amostral de 23 alunos constatou-se que
apenas 78% compreendiam a sucessão dos dias; 30% tinham ideia de quais são os objetos
celestes mais próximos da Terra. Em contraposição, 87% classificaram corretamente o Sol
como estrela; apenas 17% identificaram um ano-luz comunidade de distância e 35%
conseguiram identificar as reais proporções da Terra ao Sol. Neste estudo nota-se uma
grande confusão dos alunos sobre eventos astronômicos e o não entendimento das reais
proporções dos astros.