III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A PERSPECTIVA DE VIDA EM MARTE (TCP55)

Autores:

Saladina Amoedo Athayde(Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães), Marildo Geraldete Pereira(Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/), Mirco Ragni(Universidade Estadual da Feira de Santana/Física/)

Palavras-Chave:

Astrobiologia; Educação; Origem da Vida; Marte.

O assunto Origem da Vida é aplicado na Escola Básica de forma bem superficial, limitando-se a descrever hipóteses e/ou teorias sem explorar o embasamento científico que possibilitaria ao aluno o entendimento adequado.  Entre estas teorias, destaca-se a Panspermia, proposta por Arrhenius em 1903, que de acordo com ele, esporos, chamados de sementes, poderiam ter semeado vida na Terra trazidos por ventos solares.  Hoje, com o avanço das pesquisas em Astronomia tem-se ampliado este conceito, e por meio da Astrobiologia –  ciência que estuda a origem e a possibilidade da presença de seres vivos em corpos celestes, a Panspermia tem ganhado subsídios importantes para o seu entendimento.  Quando se fala, de vida em outro planeta na sala de aula, por exemplo em Marte, a imagem para os alunos é totalmente fantasiosa, cinematográfica. É fundamental agregar à prática pedagógica conceitos científicos, trazer para os alunos conteúdos de contexto tecnológico, mudar significados da experiência do aluno para que seu processo de ensino-aprendizagem venha por reflexões construídas que facilitem seu entendimento. Por isso, este trabalho, baseado na análise das percepções dos alunos coletadas através de um questionário investigativo, tem como objetivo desenvolver atividades e construir material de apoio didático, que possam representar com consistência pedagógica e clareza conceitual a possibilidade da origem da vida em um corpo celeste como no planeta Marte, constituindo-se em recursos capazes de esclarecer e instigar o pensamento científico.