III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA MULTIFUNCIONAL: UMA PROPOSTA PARA LABORATÓRIOS DE ASTRONOMIA (TCP54)

Autores:

Paquisa Melo de Oliveira Pereira(Universidade Estadual de Feira de Santana/Física/Escola Estadual Carmem Andrade Lima), Mirco Ragni(Universidade Estadual de Feira de Santana/Departamento de Física), Paulo César da Rocha Poppe(Universidade Estadual de Feira de Santana/Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Laboratório de Ciências; Astronomia; Prática Pedagógica e Aprendizagem Facilitadora.

Este Projeto tem por finalidade o desenvolvimento de kits didáticos para laboratório de ciências, com enfoque na Astronomia, como instrumento complementar das aulas teóricas de Ensino de Ciências. No âmbito educacional, as diversas mudanças vivenciadas a partir da incorporação das aulas experimentais têm propiciado um constante repensar das relações de ensino-aprendizagem na área de Ciências, podendo oferecer uma grande contribuição nas práticas pedagógicas. Por essa razão, o seu uso não pode ser feito de forma aleatória e desvinculado de uma concepção educacional. O desafio é produzir saberes relacionado à teoria e prática dentro do contexto escolar e do dia-a-dia dos alunos. Pretendemos com essa abordagem evidenciar a grande contribuição que as aulas experimentais com enfoque na Astronomia proporcionam na construção do saber e na facilitação da aprendizagem. Ainda mais, pretende-se esclarecer conceitos às vezes incompreendidos pelo educando, derrubando normas impostas pelas tradicionais aulas teóricas e fazendo interligações entre diversas disciplinas, tais como História, Geografia, Física, Matemática, Geometria, Biologia e Química. Visando o objetivo final, serão trabalhados conceitos utilizados no Ensino de Ciências através de experimentos que utilizem a Astronomia como pilar. É sabido que esta área da ciência desperta muita curiosidade nas crianças de todas as idades, espera-se que uma apresentação dinâmica experimental dos conceitos científicos, com interligações com a Astronomia, permita determinar o potencial didático dos laboratórios científicos. A criação de novos kits didáticos, capazes de ligar o cotidiano do estudante com conceitos de Astronomia, deverá motivar ao estudo de disciplinas cientificas fazendo com que o estudante estimule sua criatividade e amplie sua formação reflexiva crítica. No especifico, os kits propostos para as áreas citadas são: jardim químico, Lambert-Beer, teodolito, quadrante, clepsidra e fotossíntese clorofiliana. Neste trabalho daremos ênfase ao kit de Física, como também mostraremos os detalhes de um kit de eletrotécnica que montamos para avaliar a metodologia proposta.