III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A ASTRONOMIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA (TCP49)

Autores:

Felipe Conrado Fiani Felipe de Sousa(), Rodolfo Langhi(), Glaucia Maria da Silva()

Considerando o caráter interdisciplinar da astronomia, sua relação com a química e sua presença discreta no ensino médio, tem-se como objetivo neste trabalho estudar a contribuição da astronomia para o ensino da química, a partir de alguns exemplos didáticos. Esta análise, do ponto de vista epistemológico, mostra que a inserção de conceitos astronômicos nas aulas de química pode orientar os alunos na formação de uma concepção mais realista da ciência e do trabalho científico – uma visão de ciência como atividade humana, dinâmica e funcional – pois pode mostrar a universalidade das teorias científicas da química, além de apresentar mais um campo de trabalho para esse profissional. Usando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais na área de Química e duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012, observou-se que a interface entre os conceitos astronômicos e os conceitos ensinados na disciplina de química é bastante abrangente, sendo que temas como os seguintes podem ser ilustrados com exemplos ligados à astronomia: estudo da matéria e das mudanças de estado (estados da matéria em outros planetas e estrelas); a abundância dos elementos químicos (e a formação destes nas estrelas), reações nucleares, termodinâmica, cinética química, equilíbrio químico, eletroquímica e até mesmo o estudo de compostos orgânicos. Outrossim, vários trabalhos científicos têm apontado uma série de concepções alternativas comuns no ensino-aprendizagem de astronomia, muitas das quais podem ser relacionadas à química. Assim, para os professores de química, o conhecimento de certos conceitos da astronomia pode se tornar uma importante ferramenta para que esses não contribuam para e nem reforcem a formação de concepções alternativas pelos seus alunos, dado o pouco contato que têm com a astronomia em sua formação e os inúmeros erros conceituais que são apresentados nos livros de ensino de ciências no que tange à astronomia.