III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTRONOMIA E SUAS DIFICULDADES NO ENSINO MÉDIO (TCP47)

Autores:

Catharine Stimer(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física), Ricardo Yoshimitsu Miyahara(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Metodologias Alternativas; Peso e Massa.

Os conteúdos referentes à Astronomia sempre chamaram a atenção de professores e alunos. Porém, há fatores que dificultam a aprendizagem desse conteúdo, como a falta de materiais alternativos, como principal fator que contribui para que a Astronomia não faça parte dos conteúdos abordados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do uso de metodologias alternativas para que os professores possam utilizar e aplicar no ensino de Astronomia. Nesse trabalho, o primeiro passo foi realizar um estudo dos conteúdos abordados no ensino médio referente à astronomia, para verificar quais as dificuldades que professores e alunos da rede estadual têm, e então escolheu-se os conteúdos que foram trabalhados. A partir desses dados, a ação final foi uma oficina contendo experimentos demonstrativos, feitos com materiais de baixo custo, como por exemplo, um sistema solar e a representação relativa dos valores da massa e do peso de um quilo de açúcar em cada planeta, com o fim de mostrar a diferença entre os conceitos. Também foram utilizados vídeos e imagens demonstrativas. Assim, além da explicação teórica os alunos associavam os conteúdos às imagens e materiais utilizados. Com base nos dados coletados, via questionário, percebeu-se que a oficina acrescentou novos conhecimentos aos estudantes, e com relação à diferença entre peso e massa, notou-se que de inicio os alunos não tinham uma ideia formada sobre a influência da gravidade no peso, e com o questionário final, a resposta tomou outro rumo, com alguns alunos fazendo até o calculo do seu próprio peso em outros planetas. Ao olhar dos alunos a oficina foi dinâmica, extrovertida e demonstraram gostar muito de aprender com imagens, vídeos e materiais alternativos. Com esse trabalho, percebeu-se que muitos alunos têm um grande interesse em Astronomia, e uma aula com materiais alternativos auxiliam na relação conteúdos teóricos com as ações do cotidiano.