Autores: Bianca Gellacic(UNESP), Rosa Maria Fernandes Scalvi(UNESP), Thelma Grava(E.E. Professor Christino Cabral) Palavras-Chave: astronomia; trigonometria; astrolábios; quadrante simplificado. Tendo em vista a crescente inserção de conteúdos relacionados a astronomia nos PCN Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
ABORDANDO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM UMA OFICINA DE ASTROLÁBIO (TCP46)
realizou-se uma oficina de construção de um instrumento utilizado em astronomia, o
astrolábio (ou quadrante simplificado), objetivando a transposição de conteúdos já
abordados em sala de aula, especificamente trigonometria, em uma atividade
interdisciplinar, envolvendo astronomia e matemática. Na oficina realizada um resgate
histórico inicial da utilização e funcionamento de tal instrumento, o astrolábio, visa mostrar a
importância e aplicabilidade do tema em questão motivando o aluno a inserir-se na oficina
com autonomia e interesse. No decorrer da oficina se torna indispensável à participação do
aluno com motivação para construir seu próprio instrumento e posteriormente construir seu
conhecimento a partir do que é oferecido, gerando a compreensão de conceitos de
matemática, como ângulos, relações métricas em um triângulo retângulo, Teorema de
Pitágoras, semelhança de triângulos, dentre outros conteúdos, de forma interdisciplinar,
aliando a Matemática à Astronomia. Esta abordagem possibilita suprimir o desinteresse que
gera um aprendizado muitas vezes deficitário devido à dificuldade de abstração dos alunos
com relação ao tema. Neste trabalho a Oficina é apresentada tal qual como foi
desenvolvida, além de uma breve discussão para uma proposta de aplicação da mesma
para estudantes do ensino médio.