III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

DE ESTRELA DALVA A PLANETA VÊNUS (TCP45)

Autores:

Arthur Vinícius Resek Santiago(Programa Interunidades de Ensino de Ciências/USP), Jesuína Lopes de Almeida Pacca(Instituto de Física/USP)

Palavras-Chave:

Observação astronômica; Planeta Vênus; Interação Social

Nos últimos dez anos, o número de pesquisadores na área de ensino de astronomia e o número de artigos publicados com esta temática aumentaram consideravelmente em comparação com a década de 90. A observação astronômica é citada como uma atividade importante em vários trabalhos, a maioria desses ressalta que o contato com o céu é fundamental para o entendimento de fenômenos astronômicos, porém aspectos de como são essas observações, quais as concepções que são levantadas pelos sujeitos na atividade para explicar um determinado fenômeno e quais as dificuldades que ocorrem ao longo de uma atividade de observação, quando existem, são descritos em poucos trabalhos.O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância da observação para a compreensão de conceitos físicos astronômicos e como os sujeitos envolvidos em uma atividade desse tipo podem chegar a construção de um conceito. Percebemos que em uma atividade de observação é fundamental que o professor guie o olhar dos alunos, chamando a atenção para a observação compromissada e criteriosa de acordo com um modo científico e estimule a interação social entre ao pares. A construção de conceitos se mostrou muito presente, tanto pelas discussões com o professor como entre os próprios alunos.