Autores: Anderson Giovani Trogello(Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho), Marcos Cesar Danhoni Neves(Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Rodolfo Langhi(UNESP) Palavras-Chave: Educação em Astronomia, Objeto de aprendizagem, Esfera armilar, Movimento aparente. A astronomia e seus eventos celestes fascinam a humanidade hodiernamente. No entanto muitos fenômenos do céu são compreendidos alheios as teorias científicas aceitas na atualidade, gerando muitas concepções alternativas. Destes preceitos urge um ensino de conceitos astronômicos que sobressaia à mera exposição dos conteúdos e assimile tais eventos celestes. Este é o principal objetivo do objeto de aprendizagem Esfera Armilar Didática (EAD), apresentada no decorrer deste trabalho, o qual envolveu em um primeiro momento a pesquisa de materiais e o desenvolvimento de protótipos que resultou em um modelo didático de baixo custo. Deste modo, no corpo deste documento é apresentado os recursos que fomentam a construção deste objeto de aprendizagem e em seguida são arroladas possibilidades de aplicações que favorecem o ensino de vários conceitos relacionados à Astronomia, tais como: movimento aparente do Sol, esfera celeste, predição horária do nascimento e ocaso solar para qualquer latitude. Neste sentido, é objetivado que o leitor, construa seu próprio objeto e que possa utilizá-lo em ambientes de ensino e aprendizagem.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONSTRUÇÃO E PROPOSTAS DE UMA ESFERA ARMILAR DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (TCP43)