Autores: Ana Paula de Oliveira(Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP) Palavras-Chave: Ensino; Astronomia; Livro Didático Aqui se trata de um estudo de caso qualitativo dos conteúdos abordados em duas coleções aprovadas com nota máxima no guia de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2013/2014. Para tanto foi feito um estudo dos temas abordados nas duas coleções. Dentre os critérios utilizados pelo PNLD para a classificação dos livros didáticos são citados, por exemplo, o uso de analogias, de conhecimento numérico, abordagem histórica, experimentação e contextualização com a realidade do aluno. Em última instância esse trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma comparação dos conteúdos abordados com os sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares do Estado de São Paulo para o ensino fundamental. Buscamos conhecer melhor a abordagem da Astronomia nas escolas públicas e como o conteúdo está sendo apresentado pelos livros didáticos indicados pelo PNLD. E se essa abordagem esta de acordo com o esperados pelos órgãos públicos. Percebe-se que apesar de alguns conteúdos estarem equivalentes ou até indo além dos parâmetros, outros simplesmente não são citados nas coleções, e, uma causa em comum nas coleções foi que em os conteúdos são sugerido em um cronograma um pouco diferente dos indicados nos parâmetros curriculares. Percebe-se também a preocupação de explorar o entendimento desses conteúdos de diversas maneiras, através de experiências, histórias e atividades para facilitar a compreensão do aluno.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
ABORDAGEM DA ASTRONOMIA NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD (TCP42)