Autores: Thiago Vareiro Valério(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física), Hamilton Perez Soares Corrêa(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física) Palavras-Chave: Movimento da Lua; Tamanho da Terra; Ensino de astronomia. Neste trabalho, é apresentada uma sequência didática (SD) para o ensino das fases da Lua, aplicada no contraturno em uma turma de alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino em Campo Grande, MS. De início, um questionário permitiu identificar as concepções alternativas dos alunos, confirmando algumas já identificadas em outras pesquisas. A SD é elaborada a partir de carências apontadas pelo questionário e por pesquisas a respeito dos modelos mentais de fases da Lua e da forma da Terra. O tema é tratado a partir de um foco diferenciado, visando levar o aluno a compreender o fenômeno como consequência de movimentos relativos dos corpos no sistema Aluno/Terra, Lua e Sol (ATLS). Com base na Aprendizagem Significativa, é desenvolvida uma progressão de conceitos relevantes, para explicar os fenômenos ligados ao sistema ATLS, como: a aparência da Lua no céu, o horário em que está visível e se diferentes observadores na Terra enxergam uma mesma fase em um dado momento. Na SD, busca-se com o aluno uma relação de causa e efeito entre a posição da Lua em sua órbita e a sua fase correspondente, em uma representação em 3D com uso de recursos experimentais e midiáticos (TIC). Durante a SD, os alunos respondem questionários e sua análise permite avaliar a eficácia da SD. O trabalho conta com recursos provenientes de apoio financeiro do CNPq, Processo nº 559372/2009-4, e da Fundect/MS, Termo de Outorga nº 0028/11, no âmbito do Edital CNPq/FAP nº 64/2009.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
FASES DA LUA: UMA REPRESENTAÇÃO EM 3D (TCP37)