Autores: Marcelo Porto Allen(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) Palavras-Chave: ensino de astronomia; estado da arte Realizamos um levantamento dos artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), a partir de 2005, que apresentam ensino de astronomia como tema. Classificamos essas publicações segundo três aspectos: nível de ensino ao qual se refere, tipo de artigo, e abordagem utilizada. Entre os principais resultados obtidos, notamos a ausência de propostas experimentais para o Ensino Fundamental, a concentração das abordagens histórico-filosófico-epistemológicas no Ensino Superior, a predominância absoluta do Ensino Superior entre os diversos níveis de ensino, a predominância absoluta da divulgação de tópico entre os diversos tipos de artigo, e ausência quase total do Ensino Fundamental entre os diversos níveis de ensino. Adicionalmente, revelou-se que os poucos artigos com sequências didáticas pertenciam às abordagens histórico-filosófico-epistemológicas, embora o principal tipo de artigo nessas abordagens seja a divulgação de tópico, e que os artigos do tipo pesquisa são todos de abordagem teórico-conceitual.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
BREVE LEVANTAMENTO DOS ARTIGOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (TCP32)