III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AÇÕES DE DIVULGAÇÃO NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG (TCP30)

Autores:

Leonardo Marques Soares(Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Betim), Silvania Sousa do Nascimento(Faculdade de Educação, UFMG)

Palavras-Chave:

Educação Intercultural; Astronomia; Planetário; Museu.

As discussões sobre o processo de formação de professores indígenas têm ganhado
relevância cada vez maior no campo das ciências da educação. Diante da necessidade de
garantir o direito desses cidadãos brasileiros à educação básica, torna-se essencial
repensar os modelos de escola, currículo e formação de professores, no intuito de respeitar
as características culturais desses povos e, ao mesmo tempo, colocá-los em contato com
conhecimentos produzidos nos meios acadêmicos. Porém, nos deparamos com a seguinte
pergunta: Como conduzir o processo de formação de professores, que leve em
consideração essas características? Especificamente nesse trabalho, a área do
conhecimento abordado na formação de professores é a astronomia. Foi realizada uma
atividade no planetário do Espaço do Conhecimento UFMG com os alunos do curso de
Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade de Educação da UFMG, tomando como
referência o Método Indutivo Intercultural. Em seguida, foram planejadas três ações de
divulgação: uma série de cartões com constelações indígenas, um café científico sobre
astronomia Pataxó e uma sessão de planetário sobre astronomia indígena. Nessa
comunicação apresentaremos uma descrição da atividade e das ações. O uso do Método
Indutivo Intercultural mostrou-se uma alternativa eficaz na atividade de formação dos
professores indígenas, já que deu suporte às ações subseqüentes. Outro indicador dessa
eficácia é o trabalho de conclusão de cursos em andamento de um professor indígena que
está pesquisando sobre o conhecimento astronômico do seu povo e alterando o currículo de
ciências do ensino fundamental nas escolas onde trabalha.

Arquivo do Trabalho:

 SNEA2014_TCP30.pdf