Autores: Deysielle I. Draeger(), Rodolfo Langhi () Palavras-Chave: Objetos virtuais de aprendizagem; estações do ano; análise de conteúdo Os objetos virtuais de aprendizagem englobam-se no conjunto de ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A incorporação dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores devido a sua relevância no processo de articulação do conhecimento. Objetos Virtuais de Aprendizagem (O.V.A), são recursos de mídia virtual, geralmente apresentados em forma de história, na qual o aluno percorre sessões e/ou etapas envolvido por um contexto que exige a compreensão de determinados conceitos científicos. Em uma investigação bibliográfica, percebemos que alguns autores, têm indicado algumas lacunas na compreensão dos fenômenos de Astronomia, assim como a presença de erros conceituais em materiais didáticos. A deficiência de material didático sobre temas de Astronomia contribui significativamente para a compreensão errônea desses conceitos, sendo que uma estratégia para esse problema é o emprego de artefatos tecnológicos no ensino de Astronomia. A fim de aprofundar a investigação acerca de mídias utilizadas para esse fim, analisamos um objeto virtual de aprendizagem amplamente divulgado no Banco Internacional de Objetos Educacionais com o intuito de identificar como as representações das Estações do Ano aparecem nesse material. Concluímos que esse O.V.A apresenta uma abordagem destoada das estações do ano no Brasil, pois estas aparecem no objeto virtual de aprendizagem como eventos bem definidos, que seguem um padrão de características, entretanto, esta é uma ilustração equivocada, pois a representação real das estações do ano no Hemisfério Sul, não apresenta características bem definidas, como apresentado no O.V.A.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
ANÁLISE DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL (TCP23)