Autores: Peter Leroy(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), Alberto Almeida Matos Neto(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA) /Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais),Ana Cristina Sanches Diniz(Grupo de Astronomia e Astrofísica ( GAIA)/Setor de educação/Museu de Ciências Naturais/Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais) Palavras-Chave: Educação básica; modelos cosmológicos; tamanho do universo. Neste trabalho tratamos de traçar o perfil do visitante do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, com relação às suas concepções cosmológicas e cosmogônicas. Foram aplicados questionários a uma mostra aleatória de visitantes em dias diferentes da semana e em diferentes horários de forma a evitar algum tipo de polarização (por exemplo, publico escolar especifico). Nestes questionários foram feitas 12 perguntas de múltipla escolha com cinco opções de resposta cada uma, que abrangiam assuntos desde o tamanho e forma da Terra, a escolha de um modelo heliocêntrico ou geocêntrico, a escala de distancias do sistema solar, estrelas, a hierarquia de estruturas (sistema solar-galáxia-grupos de galáxias), origem da vida e do Universo. Estas doze perguntas foram agrupadas em quatro grupos por assuntos correlatos, de forma a permitir uma analise gráfica das tendências encontradas. Os resultados mostram uma grande desinformação com relação a assuntos fundamentais que deveriam ser assimilados na educação básica, por exemplo, pessoas que ainda creem que a Terra é o centro do Universo, ou que vivemos dentro da Terra, ou que a Lua é maior do que o Sol. Estes dados servirão para nortear futuros projetos para suprir essas necessidades, através de programas de ensino em espaços não formais, concretamente o Museu de Ciências Naturais.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
CONCEPÇÕES COSMOLÓGICAS E COSMOGÔNICAS DOS VISITANTES DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA PUC MINAS (TCP11)