III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A RELAÇÃO DO JOGO COM A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 7º ANO PARA O ESTUDO DA ASTRONOMIA (TCP10)

Autores:

Michel Corci Batista(Universidade Tecnológica Federal do Paraná/CM – Departamento de Física), Ricardo Francisco Pereira(Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Física)

Palavras-Chave:

Ensino de Astronomia; Jogos; Motivação do aluno.

Um jogo educativo pode desenvolver e aperfeiçoar diversos tipos de conceitos, sendo aplicável em diversas áreas do conhecimento, por isso, dadas suas potencialidades, é uma via possível para estimular as competências cognitivas e a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um jogo de Astronomia, “Da Terra, da Lua e Além” com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Os dados foram coletados durante a execução de um projeto de Astronomia com uma turma de 22 alunos do 7º ano de uma instituição de ensino particular da cidade de Maringá, no estado do Paraná. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o diário de campo do pesquisador, como proposto por Thiollent (2011), juntamente com os relatos e desenhos produzidos pelos alunos. Para analisar os dados obtidos, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa. Na análise, conseguimos estabelecer três categorias. Na primeira os alunos ressaltam o momento de descontração gerado pelo jogo: “foi um momento de descontração e aprendizado”; na segunda, eles enfatizam o conteúdo apreendido com o jogo:  “descobri a distância entre a Terra e o Sol”, “consegui perceber que existe um monte de informação sobre a lua”; e a terceira, apresenta o erro como elemento para a aprendizagem: “errei algumas coisas, mas errando eu aprendi depois”. Diante disso, podemos dizer que o jogo utilizado atingiu seu objetivo dentro do projeto. Apesar dos indícios de aprendizagem relacionados aos conteúdos de Astronomia, não podemos garantir a aprendizagem dos alunos, entretanto, foi perceptível que o jogo aumentou ou até mesmo resgatou o interesse dos alunos pela Astronomia.