I. Reunião Anual da SAB Virtual
Tendo em vista as incertezas sobre a situação da pandemia da COVID-19, a escassez de recursos para o financiamento de eventos científicos pelas agências de fomento e o sucesso da última reunião da SAB, a diretoria decidiu realizar a XLV Reunião Anual da SAB no formato totalmente online. A reunião ocorrerá entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022.
A XLV Reunião Anual da SAB será constituída de:
- Conferências convidadas por keynote speakers;
- Conferências convidadas paralelas por áreas temáticas;
- Comunicações orais curtas paralelas por áreas temáticas;
- Apresentações de painéis em sessões de e-posters paralelas por áreas temáticas.
A RASAB2022 ocorreá por meio da plataforma EventWeb, incluindo as etapas de inscrições e submissão de trabalhos.
II. Das Inscrições
A participação da RASAB2022 poderá ser associada a submissão de trabalho(s) ou não.
Para realizar a inscrição acesse: https://www.eventweb.com.br/sab2022
O prazo para submissão de resumos foi prorrogado para dia 7 de junho. Após esta data, até o dia 20 de setembro somente serão aceitas inscrições para participação sem apresentação de trabalho.
O pagamento de taxa de inscrição para quem tiver trabalhos aceitos tem prazo final em 6 de setembro, os valores corrrespondentes a cada categora serão:
Para participação COM apresentação de trabalho(s), o valor da taxa de inscrição varia de acordo com a data do pagamento:
Categoria |
Até 22/08
(1° lote) |
De 23/08 até 6/09
(2º lote) |
Efetivos |
R$ 70,00 |
R$ 100,00 |
Aspirantes |
R$ 35,00 |
R$ 50,00 |
Amador |
R$ 35,00 |
R$ 50,00 |
Júnior |
R$ 20,00 |
R$ 30,00 |
Estudantes de graduação/Ensino Médio não associados/as |
R$ 30,00 |
R$ 35,00 |
Não associados/as não enquadrados nas categorias anteriores |
R$ 150,00 |
R$ 180,00 |
Associados/as inadimplentes |
R$ 200,00 |
R$ 250,00 |
O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até a data limite de 6/09, sob pena de não efetivação da inscrição e impossibilidade de apresentação de trabalhos aceitos.
Inscrições para participação SEM submissão de trabalho(s) podem ser realizadas até 20/09: R$ 70,00
Somente associados(as) poderão solicitar desconto no valor das inscrições. A concessão desses dependerá do resultado dos pedidos de auxílio às agências financiadoras pela diretoria.
INSCRIÇÕES REALIZADAS APÓS O PRAZO 7 DE JUNHO: SOMENTE PARA CATEGORIA “PARTICIPAÇÃO SEM SUBMISSÃO DE TRABALHO(S)”.
- Associados(as) da SBF pagam a mesma taxa de inscrição de associados(as) da SAB.
- Associados(as) ABP pagam o valor da taxa equivalente à categoria Astrônomo Amador.
Para tanto, após a inscrição, antes de ser efetuado o pagamento a(o) inscrita(o) deverá enviar à secsab@sab-astro.org.br uma declaração em papel timbrado da SBF ou ABP comprovando a filiação sem débito. O procedimento somente é válido para não assocados da SAB.
III. Da Submissão de Trabalhos
Trabalhos já podem ser submetidos, encerrando-se o prazo em 31 de maio.
Para submiter trabalho(s) acesse a plataforma do evento: https://www.eventweb.com.br/sab2022
Ao submeter os trabalhos, os(as) associados(as) deverão explicitar a forma de apresentação pretendida (oral ou pôster). A aceitação dos trabalhos e sua forma de apresentação será decidida pelo Comitê Científico, que analisará os resumos dos trabalhos inscritos. O Comitê Científico poderá solicitar o reenvio do trabalho solicitando correções quanto a forma e/ou quanto a clareza conteúdo apresentado. Pesquisas em andamento podes ser submetidas.
Os resumos devem ter até 1 página (2100 caracteres) e podem ser escritos em português ou inglês, apresentando obrigatoriamente:
(i) problema/questão de pesquisa e/ou objetivos do trabalho;
(ii) desenvolvimento e metodologia empregada;
(iii) panorama dos resultados obtidos e/ou esperados;
(iv) considerações/conclusões.
O texto deve ser escrito considerando a norma culta da língua escolhida na fonte Arial, tamanho 11.
As áreas para submissão de trabalhos são:
- Astrobiologia
- Astroquímica
- Astronomia de Posição
- A Galáxia & Meio Interestelar
- Diversidades étnico-raciais, culturais e de gênero na Astronomia
- Divulgação em Astronomia
- Educação em Astronomia
- Estrelas & Física Solar
- Galáxias & Núcleos Ativos
- História da Astronomia
- Instrumentação e Software
- Objetos Compactos, Cosmologia & Altas Energias
- Sistemas Planetários
- Sistema Solar
- Trabalhos em Astronomia Amadora.
O tempo total destinado às sessões paralelas de cada área será determinado com base na quantidade de contribuições submetidas para apresentação em cada área. Se necessário, algumas áreas podem ser combinadas para compor o programa de uma sessão paralela. Destacamos que a sessão “Trabalho em Astronomia Amadora” tem por objetivo incentivar a participação com submissão de trabalhos de Astrônomos(as) Amadores(as) que desenvolvam atividades ou não com astrônomos(as) profissionais e vice-versa.
IV. Resumo das Datas Importantes
Submissão de resumos até 31/05/2021. Prorrogado até 07/06/2022.
Divulgação Final de Trabalhos Aceitos – 15/08/2022.
Prazo Final para Pagamento da Taxa de Inscrição de quem irá apresentar trabalho(s): 6/09/2022.
Pedido desconto na taxa de inscrição: de 10/05/2022 até 10/07/2022.
Prazo Final para Inscrição e Pagamento de Taxa para participação sem submissão de trabalho(s): 20/09/2022
Valores da Taxa de Inscrição de acordo com a data do pagamento:
Categoria |
Até 22/08
(1° lote) |
De 23/08 até 6/09
(2º lote) |
Efetivos |
R$ 70,00 |
R$ 100,00 |
Aspirantes |
R$ 35,00 |
R$ 50,00 |
Amador |
R$ 35,00 |
R$ 50,00 |
Júnior |
R$ 20,00 |
R$ 30,00 |
Associados(as) inadimplentes |
R$ 200,00 |
R$ 250,00 |
Estudantes de graduação não associados/as |
R$ 30,00 |
R$ 35,00 |
Não associados/as ou associados/as com anuidades em débito |
R$ 150,00 |
R$ 180,00 |
E-mails de Contato Presidência – Helio Jaques Rocha Pinto: presidenciasab@sab-astro.org.br
Vice-Presidência – Lucimara Pires Martins: vicepresidenciasab@sab-astro.org.br
Secretaria Geral – Daniela Borges Pavani : secretgersab@sab-astro.org.br
Secretaria da SAB – Maria Jaqueline Vasconcelos: secretsab@sab-astro.org.br
Tesouraria – Alex Cavaliéri Carciofi: tesourariasab@sab-astro.org.br
Gerais Diretoria: diretoriasab@sab-astro.org.br Secretaria da diretoria: secsab@sab-astro.org.br