Autores: Valéria Alves da Costa(Instituto Federal do Piauí/Licenciatura em Física), Iracema da Costa Pimentel(Instituto Federal do Piauí/Departamento de Extensão) Palavras-Chave: Stellarium; Ensino; software. Desenvolve-se constantemente, entre educadores e pesquisadores do ensino, softwares ou aplicativos que são classificados como tecnologias da informação e comunicação (TIC). Nesse contexto, o software Stellarium é um desses citados suportes, criados com o propósito de divulgar o conhecimento e facilitar o aprendizado em diversas áreas de ensino, na astronomia especificamente. Além de simulador virtual, supõe-se para início de investigação que o Stellarium torna a aprendizagem significativa, quando permite ao usuário observador a visualização de seu objeto de estudo. Mediante uso do software Stellarium são desenvolvidas algumas das atividades práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA nas escolas cadastradas. O roteiro a ser seguido é disponibilizado aos participantes que executam as tarefas dentro do prazo estabelecido, e estas serão bases específicas para realização de questões da prova escrita, a ser realizada posteriormente. A atividade sugerida, localizar a região da constelação de Órion visível no início de abril, no início da noite, no horizonte Oeste e alguns outros objetos celestes na sua proximidade, tais como estrelas e planeta. A visualização pelos alunos foi feita a partir de um data-show, após a apresentação do software e suas possibilidades, seguidas da busca pelos astros propostos pela OBA. A reação de admiração e encantamento pelo, até então desconhecido, simulador virtual do espaço e a interrelação feita das imagens com a parte conceitual conhecida, mostrou em parte a eficácia do uso do software Stellarium para a visualização de conceitos e teorias da astronomia.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
O SOFTWARE STELLARIUM NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA XVII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA- RELATO DE ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR MIGUEL LIDIANO, PICOS-PI (TCP97)