Autores: Marcos Daniel Longhini(Universidade Federal de Uberlândia / Faculdade de Educação), Alejandro Gangui(Universidade de Buenos Aires / Instituto de Astronomia e Física do Espaço) Palavras-Chave: Eclipses; modelos históricos; proposta pedagógica. Este trabalho tem como propósito apresentar quais os principais modelos que surgiram no Arquivo do Trabalho:
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
OS ECLIPSES NUMA PROPOSTA HISTÓRICA E PEDAGÓGICA (TCP91)
decorrer da história da Astronomia para explicar os eclipses. São eles, “modelo obturador”, o
“modelo de fricção” e o “modelo das sombras”, sendo este último, o cientificamente aceito. A
partir disso, proporemos a construção de um modelo didático apoiado no “modelo das
sombras”, tendo em vista que é aquele que empregamos para explicar tal fenômeno na
atualidade, ainda que reconhecemos a relevância do professor discutir outras
possibilidades, como os outros distintos modelos surgidos na história. Construído com
materiais de baixo custo, como placa de acrílico, bolinhas de massa de modelar e lâmpada,
além de fácil manipulação pelo professor, o referido modelo permite compreender, e levar
nossos alunos a compreender, por exemplo, o motivo pelo qual não há eclipses a cada seis
meses.