III SNEA – Atas – Comunicações em painéis

A ÚLTIMA PERGUNTA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA COSMOLOGIA EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DE UM CONTO DE CIENTÍFICA. (TCP31)

Autores:

Luís Fernando Gomes Fernandes(Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA), Alexsandro Pereira Lima(Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA)

Palavras-Chave:

ensino; ficção científica; física; conto.

Abordar temas atuais de Física e Ciências nas escolas apresenta-se hoje muito mais como uma utopia de alguns entusiastas que uma realidade comum no cotidiano escolar. A necessidade de renovação e reformulação do currículo de Física é uma ideia a muito proposta e fortuitamente defendida. A partir desta proposta surge um largo caminho no qual metodologias precisam ser desenvolvidas para dar suporte à inserção, na prática do professor de Física, de assuntos que fortaleçam o apego pelo saber científico e estimulem a criatividade e a iniciativa quanto a pesquisa e a divulgação científica. O presente trabalho sugere a abordagem da Cosmologia, mais especificamente as teorias de criação e as previsões de possíveis fins do Universo, como tema motivador. O projeto parte do conto de Ficção Científica (FC) A Última Pergunta de Isaac Asimov que aborda o início e um possível fim para o Universo de uma maneira dinâmica e surpreendente. Desta maneira a questão da inovação da prática docente é apreciada de duas maneiras simultaneamente. Primeiro a FC como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Por outro a Cosmologia como tema inovador capaz de despertar nos educandos um olhar e um interesse totalmente novo sobre temas que estão a sua volta, mas que dificilmente discutidos de maneira adequada.