Autores: Fabio Henrique Miranda da Silva(Universidade de Sorocaba/Colegiado de Engenharia Química), Emerson Ferreira Gomes(Universidade de Sorocaba/ Colegiado de Física), Luís Paulo de Carvalho Piassi(Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades) Palavras-Chave: Divulgação Científica; Ficção Científica; Teoria da Relatividade; Exploração Espacial; Simuladores Diversos autores da área de Educação em Astronomia defendem o uso da ficção científica, tanto no processo formal quanto informal no ensino de ciências. No mundo da ifcção científica a exploração espacial muitas vezes se vale da Teoria da Relatividade, sendo utilizada para se justificar alguns paradoxos que de alguma maneira influenciam no desenvolvimento da trama. Nesta pesquisa, criamos uma plataforma de divulgação cientifica através de um website que contem informações sobre essa teoria e sua relação com a ficção científica e a exploração espacial. Foram inicialmente analisadas, a partir da analise discursiva de Dominique Maingueneau (2004), as obras “Tau Zero” de Poul Anderson, publicada em 1970, “O Orador dos Mortos” de Orson Scott Card, publicado em 1986 e “Nemesis” de Isaac Asimov, publicada em 1989. A partir da análise dessas obras, construímos simuladores interativos, que foram contextualizados com trechos de romances da ficção cientifica apresentando efeitos relativísticos em missões espaciais. Identificamos que essas obras permitem contextualizar questões inerentes à Exploração Espacial e à Física Moderna com aspectos relacionados à Sociedade, Ambiente e Tecnologias.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
FICÇÃO CIENTÍFICA, EXPLORAÇÃO ESPACIAL E FÍSICA MODERNA: INTERFACES NUM WEBSITE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (TCP26)