Autores: Juliana Cilento da Silva(Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rômulo Nunes Côco(Universidade Federal Fluminense), João Batista Garcia Canalle(Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Palavras-Chave: Questões; astronomia; ENEM; PISA. Em todas as edições do ENEM, desde 1999, observa-se uma frequência média de duas questões relacionando temas de astronomia tanto nas avaliações de ciências da natureza, quanto em avaliação de matemática. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em sua matriz de avaliação de Ciências, preocupa-se em avaliar o nível de letramento científico dos jovens de diferentes países. É avaliado também como está o ensino dessa área nesses países. Destaca-se que o Brasil se encontra sempre nas últimas posições nesta avaliação. Para o PISA, os estudantes devem ter conhecimentos básicos em astronomia, como estações do ano, noções dos dias e das noites e do trânsito de planetas. Conhecimentos sobre instrumentos ópticos, como o telescópio também são avaliados. Estes temas são abordados de forma lúdica e divertida nas atividades práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O principal intuito deste trabalho é apresentar uma análise de questões de astronomia presentes em todas as edições de exames nacionais e internacionais, relacionando com as questões propostas nas provas da OBA, de modo a enfatizar as atividades práticas que podem ser feitas para melhorar o ensino de Astronomia nas escolas brasileiras.
III SNEA – Atas – Comunicações em painéis
Avaliações nacionais, internacionais e o ensino de Astronomia (TCP7)