Informações gerais
A Diretoria da SAB tem o prazer de anunciar a realização da XLVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que ocorrerá de 28 de setembro a 02 de outubro de 2025, no Hotel Glória, Caxambu-MG.
Para proporcionar a oportunidade de uma maior integração entre os associados, além de oferecer uma visão geral da atividade científica da comunidade astronômica, a XLVIII Reunião Anual da SAB será realizada no sequinte formato de programação:
Ações | Início | Término |
---|---|---|
Submissão de resumos de trabalhos | 10/03/2025 | 10/06/2025 |
Pedido de auxílio alunos e pesquisadores | 10/03/2025 | 10/06/2025 |
Pedido de transporte (ônibus), São Paulo (capital) ou Rio de Janeiro (capital) a Caxambu | 10/03/2025 | 25/05/2025 |
Inscrição Espaço Kids, faixa etária 4 a 15 anos, acompanhantes | 10/03/2025 | 10/08/2025 |
Submissão de proposta de Workshop/Reuniões de Grupos (vide item 5 desta página) | 10/03/2025 | 10/08/2025 |
Pagamento da taxa de inscrição | 10/03/2025 | 10/08/2025 |
Ações | Data |
---|---|
Divulgação dos trabalhos aceitos | 27/07/2025 |
Categoria | de 10/03 até 10/08/2025 |
após 10/08/2025 |
---|---|---|
Efetivos | R$ 720,00 | R$ 840,00 |
Efetivos (doutorandos/as) | R$ 300,00 | R$ 350,00 |
Aspirantes (graduandos/as e mestrandos/as em Astronomia/Áreas afins) |
R$ 160,00 | R$ 240,00 |
Amador | R$ 120,00 | R$ 180,00 |
Júnior (estudantes de nível médio/universitários) | R$ 60,00 | R$ 70,00 |
Não associados | R$ 1.000,00 | R$ 1.200,00 |
A SAB fez parceria com o Hotel Glória Caxambu Resort & Convention. Para informações de reserva, os interessados poderão entrar em contato informando que se trata do evento da SAB e o período em que ocorrerá, sendo de 28/09 a 02/10/25.
HOTEL GLÓRIA CAXAMBU
» Consulte valores e condições de reservas para a RASAB
Quartos single e duplo, com possibilidade de cama extra (pesquisadores e estudantes)
Tarifa especial para estudantes em quartos triplos e quádruplos
Tel: +55 (35) 3341-9200
WhatsApp: +55 (35) 98856-3213
Site: https://www.hotelgloriacaxambu.com.br/
E-mail: reservas@hotelgloriacaxambu.com.br
Para inscritos que quiserem requerer uma ajuda de custo para diárias, poderão preencher o requerimento disponível no link a seguir:
https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/pedido-de-auxilio-para-diarias/
e aguardar o encerramento do prazo. Entraremos em contato via e-mail para informar se foi deferido ou não o pedido e, se deferido, o auxílio será pago durante a reunião anual mediante assinatura de recibo, onde deverão procurar a secretaria do evento.
Para inscritos, iremos conceder:
Quem tiver interesse, deverá preencher o formulário correspondente dentro do prazo estipulado neste cronograma. Entraremos em contato via e-mail próximo a data do evento para fornecer maiores informações. Links para os formulários:
(1) Saída de São Paulo (capital): https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-transporte-sao-paulo-caxambu/
(1) Saída do Rio de Janeiro (capital): https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-transporte-rio-caxambu/
A diretoria quer disponibilizar um espaço de cuidado criativo para crianças e adolescentes acompanhantes de participantes da RASAB, explorando todas as potencialidades do Hotel Glória, com atividades realizadas por recreadores. Para tanto, solicitamos manifestação de interesse em utilizar esta facilidade, para crianças entre 4 e 15 anos, que não utilizem mais fraldas. Os interessados deverão preencher o formulário através do link https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-vaga-no-espaco-kids/ até 15/08. Quantidade de vagas: 50 (cinquenta).
Apenas terão acesso à tarifa reduzida de associados aqueles que estiverem quites com a anuidade até o ano 2024, onde a anuidade se encontra ativa até 31/12 do ano vigente, caso contrário será cobrada a taxa de não associado. Para regularizar sua situação entre em contato com a secretaria da SAB (secsab@sab-astro.org.br).
Aqueles que queiram participar da Reunião Anual por um só dia (sócios ou não) podem fazê-lo pagando uma taxa diária de R$ 250,00. O pagamento deve ser feito em espécie no próprio dia, no local da reunião, ou trazendo o comprovante de depósito bancário.
Associados(as) da SBF pagam a mesma taxa de inscrição de associados(as) da SAB, conforme a categoria a qual pertencem na SBF. Associados(as) ABP pagam o valor da taxa equivalente à categoria Astrônomo Amador.
Para não associados que queiram se associar e participar da RASAB2025 pagando a taxa de inscrição de acordo com sua categoria, a adesão deve ser solicitada até 18/08 com o devido pagamento da primeira anuidade até dia 25/08.
Ao submeter os trabalhos, os(as) associados(as) deverão explicitar a forma de apresentação pretendida, optando entre as seguintes possibilidades:
Para comunicações orais em sessões plenárias será dada preferência a trabalhos que se possuam resultados a serem apresentados.
A aceitação dos trabalhos e sua forma de apresentação será decidida pelo Comitê Científico, que analisará os resumos dos trabalhos inscritos. O Comitê Científico poderá solicitar o reenvio do trabalho solicitando correções quanto a forma e/ou quanto a clareza do conteúdo apresentado. Pesquisas em andamento podem ser submetidas.
Os resumos de todos os trabalhos aceitos ficarão disponíveis para consulta na programação do evento.
As áreas para submissão de trabalhos são:
Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Secretaria da diretoria: secsab@sab-astro.org.br.
A realização de Workshops e/ou reuniões de Grupos integrarão a programação RASAB, ocorrendo no dia 02 de outubro a tarde, tendo por objetivo o aproveitamento da estrutura para fomentar uma maior integração entre associados/as, assim como a divulgação de linhas/projetos de pesquisa e/ou ações de formação. Os mesmos deverão ser propostos e organizados por associados/as, sendo garantida pela RASAB 2025 a estrutura física (sala, cadeiras, projetor de imagem, internet e som).
As propostas deverão ser enviadas para o email secsab@sab-astro.org.br, contendo um resumo do evento, justificativa, número de participantes e programação pretendida. O Comitê Científico definirá os eventos a serem realizados, no caso do número de propostas ser maior do que o espaço disponível. Todos os participantes dos eventos deverão se inscrever na RASAB 2025 pagando a taxa de inscrição conforme a categoria de associado ou a taxa diária (neste caso não terão acesso aos demais dias RASAB).