PRESENCIAL

XLVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira

Data: 28 de setembro a 02 de outubro de 2025

Local: Hotel Glória, Caxambu-MG


Informações gerais



A Diretoria da SAB tem o prazer de anunciar a realização da XLVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que ocorrerá de 28 de setembro a 02 de outubro de 2025, no Hotel Glória, Caxambu-MG.

Para proporcionar a oportunidade de uma maior integração entre os associados, além de oferecer uma visão geral da atividade científica da comunidade astronômica, a XLVIII Reunião Anual da SAB será realizada no sequinte formato de programação:

  1. Conferências de palestrantes convidados e mesas de debate;
  2. Comunicações orais curtas de 20 min, em sessões plenárias;
  3. Comunicações orais curtas de 10 min, em sessões temáticas paralelas;
  4. Apresentações de painéis;
  5. Workshops e/ou Reuniões de Grupos e/ou Comissões SAB.


1. Prazos das inscrições

Ações Início Término
Submissão de resumos de trabalhos 10/03/2025 10/06/2025
Pedido de auxílio alunos e pesquisadores 10/03/2025 10/06/2025
Pedido de transporte (ônibus), São Paulo (capital) ou Rio de Janeiro (capital) a Caxambu 10/03/2025 25/05/2025
Inscrição Espaço Kids, faixa etária 4 a 15 anos, acompanhantes 10/03/2025 10/08/2025
Submissão de proposta de Workshop/Reuniões de Grupos (vide item 5 desta página) 10/03/2025 10/08/2025
Pagamento da taxa de inscrição 10/03/2025 10/08/2025

2. Prazos de divulgação dos trabalhos aceitos

Ações Data
Divulgação dos trabalhos aceitos 27/07/2025

3. Valores

Categoria de 10/03
até 10/08/2025
após 10/08/2025
Efetivos R$ 720,00 R$ 840,00
Efetivos (doutorandos/as) R$ 300,00 R$ 350,00
Aspirantes (graduandos/as e mestrandos/as
em Astronomia/Áreas afins)
R$ 160,00 R$ 240,00
Amador R$ 120,00 R$ 180,00
Júnior (estudantes de nível médio/universitários) R$ 60,00 R$ 70,00
Não associados R$ 1.000,00 R$ 1.200,00

Avisos importantes


Hospedagem

A SAB fez parceria com o Hotel Glória Caxambu Resort & Convention. Para informações de reserva, os interessados poderão entrar em contato informando que se trata do evento da SAB e o período em que ocorrerá, sendo de 28/09 a 02/10/25.

HOTEL GLÓRIA CAXAMBU
» Consulte valores e condições de reservas para a RASAB
Quartos single e duplo, com possibilidade de cama extra (pesquisadores e estudantes)
Tarifa especial para estudantes em quartos triplos e quádruplos
Tel: +55 (35) 3341-9200
WhatsApp: +55 (35) 98856-3213
Site: https://www.hotelgloriacaxambu.com.br/
E-mail: reservas@hotelgloriacaxambu.com.br

Observações

  • Informamos que os valores das diárias já incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).
  • Interessados em encontrar outros participantes para dividir quarto e/ou trocar informações, entrem no canal de discussão criado pela Diretoria da SAB através do link: https://discord.gg/SNrCwCeVEs

 

Pedido de auxílio para diárias (alunos e pesquisadores)

Para inscritos que quiserem requerer uma ajuda de custo para diárias, poderão preencher o requerimento disponível no link a seguir:

https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/pedido-de-auxilio-para-diarias/

e aguardar o encerramento do prazo. Entraremos em contato via e-mail para informar se foi deferido ou não o pedido e, se deferido, o auxílio será pago durante a reunião anual mediante assinatura de recibo, onde deverão procurar a secretaria do evento.

 

Pedido de transporte alunos e pesquisadores

Para inscritos, iremos conceder:

  • ônibus que sairá de São Paulo (capital), das proximidades do Metrô Butantã no dia 28/09/2025 (horário a definir em momento oportuno), tendo mais 1 parada em linha de metrô da capital paulista;
  • ônibus que sairá do Rio de Janeiro (capital) no dia 28/09/2025 (horário e local a definir em momento oportuno).

Quem tiver interesse, deverá preencher o formulário correspondente dentro do prazo estipulado neste cronograma. Entraremos em contato via e-mail próximo a data do evento para fornecer maiores informações. Links para os formulários:

(1) Saída de São Paulo (capital): https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-transporte-sao-paulo-caxambu/

(1) Saída do Rio de Janeiro (capital): https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-transporte-rio-caxambu/

 

Espaço Kids

A diretoria quer disponibilizar um espaço de cuidado criativo para crianças e adolescentes acompanhantes de participantes da RASAB, explorando todas as potencialidades do Hotel Glória, com atividades realizadas por recreadores. Para tanto, solicitamos manifestação de interesse em utilizar esta facilidade, para crianças entre 4 e 15 anos, que não utilizem mais fraldas. Os interessados deverão preencher o formulário através do link https://sab-astro.org.br/eventos/reuniao-anual-da-sab/requerimento-de-vaga-no-espaco-kids/ até 15/08. Quantidade de vagas: 50 (cinquenta).

 

Tarifa Reduzida

Apenas terão acesso à tarifa reduzida de associados aqueles que estiverem quites com a anuidade até o ano 2024, onde a anuidade se encontra ativa até 31/12 do ano vigente, caso contrário será cobrada a taxa de não associado. Para regularizar sua situação entre em contato com a secretaria da SAB (secsab@sab-astro.org.br).

 

Participação avulsa

Aqueles que queiram participar da Reunião Anual por um só dia (sócios ou não) podem fazê-lo pagando uma taxa diária de R$ 250,00. O pagamento deve ser feito em espécie no próprio dia, no local da reunião, ou trazendo o comprovante de depósito bancário.

 

Convênios

Associados(as) da SBF pagam a mesma taxa de inscrição de associados(as) da SAB, conforme a categoria a qual pertencem na SBF. Associados(as) ABP pagam o valor da taxa equivalente à categoria Astrônomo Amador.

 

Novos associados

Para não associados que queiram se associar e participar da RASAB2025 pagando a taxa de inscrição de acordo com sua categoria, a adesão deve ser solicitada até 18/08 com o devido pagamento da primeira anuidade até dia 25/08.

 

4. Da submissão de trabalhos

Ao submeter os trabalhos, os(as) associados(as) deverão explicitar a forma de apresentação pretendida, optando entre as seguintes possibilidades:

  1. comunicações orais de 20 min, em sessões plenárias, limitada a 16 apresentações;
  2. comunicações orais de 10 min, em sessões temáticas paralelas, limitada a 84 apresentações;
  3. apresentação no formato de pôsteres. (Os pôsteres devem ter cordinha para pendurar e recomenda-se tamanho A0.)

Para comunicações orais em sessões plenárias será dada preferência a trabalhos que se possuam resultados a serem apresentados.

A aceitação dos trabalhos e sua forma de apresentação será decidida pelo Comitê Científico, que analisará os resumos dos trabalhos inscritos. O Comitê Científico poderá solicitar o reenvio do trabalho solicitando correções quanto a forma e/ou quanto a clareza do conteúdo apresentado. Pesquisas em andamento podem ser submetidas.

Instruções para submissão

  1. Os resumos devem ter até 1 página (2100 caracteres) e podem ser escritos em português ou inglês, apresentando obrigatoriamente:
    1. problema/questão de pesquisa e/ou objetivos do trabalho;
    2. desenvolvimento e metodologia empregada;
    3. panorama dos resultados obtidos e/ou esperados;
    4. considerações/conclusões.
  2. Na plataforma de submissão, além de incluir o resumo no formato texto, deverá ser também anexado em um arquivo PDF. O arquivo anexado deve conter o mesmo resumo e informações submetidas no formulário.
  3. O arquivo PDF anexado não deve conter figuras nem tabelas.
  4. Todos os autores do trabalho e suas respectivas instituições deverão ser incluídos no formulário de submissão e no arquivo PDF.
  5. O texto deve ser escrito considerando a norma culta da língua escolhida, usando-se a fonte Arial, tamanho 11.

Os resumos de todos os trabalhos aceitos ficarão disponíveis para consulta na programação do evento.

As áreas para submissão de trabalhos são:

  1. Astrobiologia;
  2. Astroquímica;
  3. Astrometria;
  4. A Galáxia & Meio Interestelar;
  5. Diversidades étnico-raciais, culturais e de gênero na Astronomia;
  6. Divulgação em Astronomia;
  7. Educação em Astronomia;
  8. Estrelas & Física Solar;
  9. Galáxias & Núcleos Ativos;
  10. História da Astronomia;
  11. Instrumentação e Software;
  12. Objetos Compactos, Cosmologia & Altas Energias;
  13. Sistemas Planetários;
  14. Sistema Solar;
  15. Trabalhos em Astronomia Amadora.

Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a Secretaria da diretoria: secsab@sab-astro.org.br.

5. Da submissão de proposta de Workshops e Reuniões de Grupos

A realização de Workshops e/ou reuniões de Grupos integrarão a programação RASAB, ocorrendo no dia 02 de outubro a tarde, tendo por objetivo o aproveitamento da estrutura para fomentar uma maior integração entre associados/as, assim como a divulgação de linhas/projetos de pesquisa e/ou ações de formação. Os mesmos deverão ser propostos e organizados por associados/as, sendo garantida pela RASAB 2025 a estrutura física (sala, cadeiras, projetor de imagem, internet e som).

As propostas deverão ser enviadas para o email secsab@sab-astro.org.br, contendo um resumo do evento, justificativa, número de participantes e programação pretendida. O Comitê Científico definirá os eventos a serem realizados, no caso do número de propostas ser maior do que o espaço disponível. Todos os participantes dos eventos deverão se inscrever na RASAB 2025 pagando a taxa de inscrição conforme a categoria de associado ou a taxa diária (neste caso não terão acesso aos demais dias RASAB).