Auta Stella M. Germano(UFRN/CCET/Departamento de Física Teórica e Experimental), Radma A. R. Freitas(UFRN/CCET/PPGECNM), Jeany E. Silva(UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Diego B. Silveira(UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Emmanoel M. Silva(UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Mackson E. F. Silva(UFRN/CCET/Licenciatura em Física), Rafael P. Nascimento(UFRN/CCET/Licenciatura em Física)
O presente trabalho foi motivado pelo exercício de popularização da ciência em atividades
com um planetário itinerante, e visa dar subsídios à produção de uma sessão pública de
planetário envolvendo o tema “Sol e Ambiente”. Apresenta-se o resultado de um
levantamento realizado com 82 pessoas, em mercados, praias, e parques de Natal-RN e
cidades próximas, sobre seus conhecimentos cotidianos e curiosidades sobre o Sol.
Utilizamos como instrumento um questionário sobre a visão das pessoas acerca do Sol, sua
importância e efeitos no cotidiano, curiosidades que tem em relação ao mesmo, e eventuais
fontes onde adquiriram esses conhecimentos. Os dados de 5 questões foram tratados por
análise de conteúdo e encontram-se aqui discutidos. As ideias e questionamentos obtidos
podem ser visualizados como dizendo respeito a: o que é o Sol – respostas que apontam o
Sol como fonte de energia, ou remetem a características físicas ou definições astronômicas
para o mesmo; o que ele faz – aquece, ilumina; em que ele influencia; sua dinâmica –
aspectos como sua origem e fim, e fenômenos que ocorrem nele; sua localização
astronômica; e outros. Uma parcela significativa dos participantes (26,8%) não indicou
nenhum questionamento acerca do Sol, sugerindo uma percepção pouco problematizada do
astro-rei. Essas lacunas e outros pontos aqui enfatizados devem ser considerados na
promoção de atividades de popularização da Astronomia.