Resumo: Trabalhando a partir de conceitos de interdisciplinaridade, neste artigo abordaremos um breve relato de experiência didática, na qual foram inseridos tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (mitos e lendas Tupi e Guarani) em aulas de Física do primeiro ano do ensino médio numa escola pública estadual localizada na cidade de São Paulo. Nessa rede de ensino, durante o terceiro bimestre do primeiro ano, abordam os temas Gravitação e Leis de Conservação. Durante a abordagem de temas ligados à gravitação, houve a necessidade de estudar o movimento aparente dos astros no céu, e, consequentemente, a possibilidade de voltarmos nossos olhares para a formação das constelações e os nomes delas no padrão da cultura indígena brasileira, favorecendo assim, a construção de importantes conceitos que relacionam fauna, flora, território, história e cultura dos povos Tupi e Guarani. Embora a Lei 11.645, publicada em 2008, tenha indicado como obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país, sejam eles públicos ou privados, é notório que a quantidade de material produzido para estudar esse tema é muito pequena, o que pode dificultar sua abordagem em sala de aula. Pensando na superação dessa contradição entre a valorização do multiculturalismo e a falta de condições objetivas para sua efetivação, esta atividade didática propõe a ampliação da competência leitora dos alunos a partir do estudo de gravitação, com a leitura e interpretação de uma carta celeste, a qual pode ser obtida num site da internet possibilitando a articulação de saberes de forma intercultural e interdisciplinar. Espera-se, que esta proposta forneça elementos para a reflexão e sirva também de sugestão para promover futuras atividades que venham a contribuir positivamente para a pesquisa e aumento na qualidade e na quantidade de material disponível para utilização em sala de aula. Palavras-chave: Astronomia e Cultura; Astronomia Indígena; Multiculturalismo.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
ASTRONOMIA INDÍGENA: ASPECTOS INICIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIA ATRAVÉS DA INTERCULTURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
José Tomaz de Oliveira Junior¹, Gustavo Isaac Killner², Clístines Mariano Danieli Merlucci³
¹Instituto Federal de São Paulo, jtjtoj@gmail.com
²Instituto Federal de São Paulo, gisaack@usp.br
³Instituto Federal de São Paulo, clistines.merlucci@gmail.com